Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1853
Tipo: Dissertação
Título: O uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetores
Autor(es): RAMOS, Janclei Mendes
Primeiro Orientador: ANDRADE FILHO, Tarciso Silva de
Data do documento: 2020
Citação: RAMOS, Janclei Mendes. O uso do jogo de xadrez como metodologia para o ensino de vetores. 2020. 87 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas – ICE, Mestrado Nacional em Ensino de Física – MNPEF, Marabá, 2020. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1743. Acesso em:
Resumo: Considerando as dificuldades que os discentes apresentam em assimilar o conteúdo de vetores presente na disciplina de física, aliada a metodologia de ensino na grande maioria das vezes tradicional, ainda usada nos dias atuais, a qual consiste basicamente em repassar de forma mecânica os conteúdos, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver o produto educacional xadrez vetorial, como instrumento para ensino desses conceitos através de analogias gráficas, algébricas e numéricas estimulando bastante o raciocínio lógico do aluno. Para tanto, utilizou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa baseada na aplicação de dois questionários, três provas e um torneio embasados nas etapas diferenciadas de aulas realizadas em duas turmas do 3° ano do ensino médio. Nesse trabalho apesar de uma certa rejeição inicial por alguns alunos, foi evidente a evolução de muitos discentes no decorrer das etapas do trabalho melhorando bastante seu desempenho conforme veremos nos gráficos bem como o envolvimento das turmas tanto que surgiram algumas sugestões de melhorias no produto educacional. Percebe-se uma relevância no trabalho realizado, buscando inovações, estimulando aspectos importantes nas pessoas, como por exemplo interação social, disciplina, autorreflexão, tomadas de decisões, entre outras.
Abstract: Considering the difficulty that the students have to assimilate the content of vectors in physics, due to the traditional methodology of teaching still used nowadays that consists basically in share the contents in a mechanic way, this research aims to develop the educational product vector chess as instrument to teach these concepts through graphic, algebraic and numeric analogies stimulating considerable the logical thinking of the students. For this, it was used a quantitative and a qualitative methodology based on the application of two questionnaires, three tests and a chess tournament grounded in the different stages of classes realized in two classes of the 3 rd year of high school. Despite the students reject these activities in the beginning, it was evident the evolution of most of them during the stages of the work, they improved considerable their performance as it is possible to see in the graphics, they also had some suggestions to improve the educational product. It is possible to note a great importance in the work realized, searching for innovations, stimulating important aspects in the people as social interaction, discipline, self-evaluation, decision-making and others.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1853
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Palavras-chave: Física – Estudo e ensino
Ensino – Meios auxiliares
Xadrez
Cálculo vetorial
Fonte : 1 CD-ROM
Editor: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Sigla da Instituição: UNIFESSPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Nacional em Ensino de Física
Aparece nas coleções:MNPEF - MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_O uso do jogo.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI