Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1870
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Elaboração e avaliação metodológica de um jogo de tabuleiro como ferramenta de divulgação das geociências |
metadata.dc.creator: | TRAVASSOS, Larissa Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Natália Gomes Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | RAMOS, Alessandra de Rezende |
Issue Date: | 23-Nov-2021 |
Citation: | TRAVASSOS, Larissa Oliveira. Elaboração e avaliação metodológica de um jogo de tabuleiro como ferramenta de divulgação das geociências. 53 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Geologia, Marabá, 2021.. Disponível em: < http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1800>. Acesso em |
metadata.dc.description.resumo: | As Geociências compõem uma área interdisciplinar que está presente no cotidiano de todos os seres humanos, mas que não está inserida como disciplina no currículo da educação básica brasileira. Visando a disseminação do ensino desta grande área, surgiu a intenção de popularizar o conhecimento das geociências no município de Marabá-PA, que possui, parte da sua economia ligada à mineração, já que o mesmo está inserido na maior província mineral do planeta que é Carajás. Por isso, o ensino das geociências no ensino básico torna-se de fundamental importância nesta região. Optou-se pela elaboração de um jogo de tabuleiro, chamado “Geologando” como método de ensino que realizasse a popularização e diversificação de forma lúdica e criativa, tornando o jogo uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem das geociências para alunos do ensino fundamental e médio. A extensão universitária foi uma aliada desde o processo de criação do layout das cartas e do tabuleiro do “Geologando” e posteriormente na sua validação de conteúdo. O jogo elaborado possui um tabuleiro com 35 casas a serem percorridas, guiadas por 18 cartas que possuem textos que abrangem diversas áreas das geociências. A validação foi feita, através do Teste de Legibilidade de Flesch nos textos das cartas com resultado de 46,6, tendo sido definido como de difícil leitura, sendo assim, indicados para alunos do ensino Médio e nível superior. Após a avaliação do jogo quanto a análise qualitativa dos diários de bordo dos alunos do Clube de Ciências (Programa de Extensão da UNIFESSPA), foi constatado o contentamento dos alunos, os quais solicitaram que mais atividades fossem feitas de forma lúdica, dentre os quais 91% avaliaram o jogo como excelente. A segunda avaliação se deu através da elaboração e aplicação do questionário aos alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio “Anísio Teixeira”, visando validar o desempenho do “Geologando” quanto a sua fluidez, layout, imagens e ilustrações, os resultados foram favoráveis com 100% dos alunos avaliados concordando na ideia da utilização de jogos como ferramenta para à divulgação das geociências. Sendo assim, o trabalho define que os jogos podem ser usados como ferramentas educacionais, utilizando uma linguagem mais simples e lúdica não somente sobre as geociências, mas sobre os demais assuntos no município de Marabá. |
Abstract: | The Geosciences make up an interdisciplinary area that is present in the daily lives of all human beings, but is not inserted as a subject in the curriculum of Brazilian basic education. Aiming to disseminate the teaching of this great area, the intention of popularizing the knowledge of geosciences in the city of Marabá-PA arose, which has part of its economy linked to mining, since it is inserted in the largest mineral province of the planet that is Carajás. Therefore, the teaching of geosciences in basic education becomes of fundamental importance in this region. A board game called "Geologando" was chosen as a teaching method to popularize and diversify the geosciences in a playful and creative way, making the game an aid tool in the geosciences learning process for elementary and high school students. The university extension was an ally since the process of creating the layout of the cards and the "Geologando" board and later in its content validation. The game has a board with 35 squares to be played, guided by 18 cards with texts that cover several areas of geosciences. The validation was done through the Flesch Legibility Test in the cards texts, with a score of 46.6, and was defined as difficult to read, thus being indicated for high school students and college students. After the evaluation of the game as the qualitative analysis of the logbooks of the students of the Science Club (Extension Program of UNIFESSPA), it was found the contentment of the students, who requested that more activities were done in a playful way, among which 91% evaluated the game as excellent. The second evaluation was done through the elaboration and application of a questionnaire to 2nd year high school students of collegio "Anísio Teixeira", aiming to validate the performance of "Geologando" regarding its fluidity, layout, images and illustrations. The results were favorable with 100% of the evaluated students agreeing with the idea of using games as a tool for the dissemination of geosciences. Thus, the work defines that the games can be used as educational tools, using a simpler and playful language not only about geosciences, but about other subjects in the city of Marabá. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1870 |
Keywords: | Geociências – Estudo e ensino Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Pesquisa – Metodologia |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAGEO - Faculdade de Geologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Elaboração e avaliação metodológica.pdf | 3,09 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License