Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BONA, Amanda | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T15:51:44Z | - |
dc.date.available | 2022-06-22T15:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BONA, Amanda. Justiça restaurativa, comunidade e universidade: um estudo do Caso Fênix. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Direito e Sociedade, Faculdade de Direito, Curso de Bacharelado em Direito, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1903. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1903 | - |
dc.description.abstract | It highlights the role of the community in the restorative process developed in the Fênix case at the Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, in the municipality of Marabá, in 2018. The case refers to the reception of the Fênix student who was in a situation of vulnerability for having suffered domestic violence and having lived in an abusive relationship, which led to the rupture of their relationship with the academic community, since Fênix was about to drop out of the course. The case took place within the scope of the action research project “Restorative Justice at UNIFESSPA a new look at the conflict” and was analyzed under the lens of Restorative Justice and focusing on the role of the community in the restorative process. The case was developed through the Peacebuilding Circles model, which, when carried out, aimed to mitigate the damage suffered by Fênix. The research was carried out inductively and was carried out from the qualitative analytical study of the case and analysis of documentary and bibliographic references, these on the themes Restorative Justice, Community and Southern Restorative Justice. The analysis of the case presented as a result that the academic community had a fundamental role in the empowerment of Fênix, in the reestablishment of its relations with the community and, consequently, its permanence in the course. The results obtained from the case study demonstrate that community participation in restorative processes can be a differentiator in achieving the desired results with the practice, from the assumption of responsibilities | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Justiça restaurativa | pt_BR |
dc.subject | Comunidade e universidade | pt_BR |
dc.subject | Violência familiar | pt_BR |
dc.subject | Redução de danos | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
dc.subject | Administração de conflitos | pt_BR |
dc.title | Justiça restaurativa, comunidade e universidade: um estudo do Caso Fênix | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FABENI, Lorena Santiago | - |
dc.contributor.advisor-co1 | BASTOS, Raimunda Regina Ferreira | - |
dc.description.resumo | Destaca a participação da comunidade no processo restaurativo desenvolvido no caso Fênix na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no município de Marabá, no ano de 2018. O caso refere-se ao acolhimento a discente Fênix que se encontrava em situação de vulnerabilidade por ter sofrido violência doméstica e ter vivido relacionamento abusivo, o que promoveu o rompimento de suas relações com a comunidade acadêmica, visto que Fênix estava em vias de largar o curso. O caso se deu no âmbito do projeto de pesquisa-ação “Justiça Restaurativa na UNIFESSPA um novo olhar sob o conflito” e foi analisado sob as lentes da Justiça Restaurativa e com foco na participação da comunidade no processo restaurativo. O caso foi desenvolvido por meio do modelo Círculos de Construção de Paz, que quando realizados tinham por objetivo mitigar os danos sofridos por Fênix. A pesquisa se deu de forma indutiva e foi realizada a partir do estudo analítico qualitativo do caso e de análises de referencial documental e bibliográfico, estes sobre as temáticas Justiça Restaurativa, Comunidade e Justiça Restaurativa Sulear. A análise do caso apresentou como resultado que a participação da comunidade acadêmica foi fundante no empoderamento da Fênix, no reestabelecimento de suas relações com a própria comunidade e, consequentemente, sua permanência no curso. Os resultados obtidos a partir do estudo do caso demonstram que a participação da comunidade nos processos restaurativos pode ser um diferenciador no alcance dos resultados almejados com a prática, a partir da assunção de responsabilidades | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ Justiça retaurativa, comunidade e universidade.pdf | 777,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons