Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/191
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Um guia ubíquo para acessibilidade dos deficientes visuais no Campus I |
metadata.dc.creator: | SAMARITANO, Anna Karla dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SANTOS, Bel. José |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | SILVA, Leila Weitzel Coelho da |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SAMARITANO, Anna Karla dos Santos. Um guia ubíquo para acessibilidade dos deficientes visuais no Campus I. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/191>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A independência em locomoção para pessoas com deficiência visual, dentro do Campus I Universitário da Unifesspa Marabá, objeto desse estudo que visa possibilitar maior autonomia para pessoas com cegueira. Devido à falta de acessibilidade no Campus, estas pessoas com deficiência, precisam de auxílio de pessoas que videntes para se locomoverem. Sendo assim, este estudo propõe, o uso de um guia ubíquo para locomoção dos deficientes visuais dentro do Campus Universitário, possibilitando uma maior autonomia ao mesmo. O projeto requer ajustes de sinalização e acessibilidade no ambiente físico do Campus I como também a utilização de aplicativos para smartphone android, pelo deficiente visual, que irá usá-lo nesse processo. O guia utiliza do código QR em etiquetas fixadas no topo de totens que seguem as normas da ABNT 9050/04 e que estes códigos serão lidos através dos aplicativos instalados no smartphone. Assim, o usuário com deficiência visual utilizando os aplicativos Talk Back, Quick Voice e Barcode Scanner, propostos neste projeto, poderá possibilitar maior autonomia ao usuário para se locomover pelo campus universitário, decidindo para onde quer ir, sem necessitar da ajuda de outra pessoa, oferecendo mais autonomia e independência ao deficiente visual. |
Abstract: | Independence in getting out to visually impaired people within the Campus I University of Unifesspa Maraba, object of this study to provide greater autonomy for people with blindness. Due to lack of accessibility on campus, these people with disabilities, need help from people who seers to move around. Thus, this study proposes the use of a ubiquitous guide to mobility of the visually impaired within the university campus, allowing greater autonomy to it. The project requires signage adjustments and accessibility on campus I of the physical environment as well as the use of applications for android smartphone, the visually impaired, which will use it in the process. The guide uses the QR code labels affixed to the top of totems that follow the ABNT 9050/04 and that these codes will be read through the applications installed on the smartphone. Thus, the user visually impaired using the talkback applications, Quick Voice and Barcode Scanner, proposed in this project, will allow greater autonomy to the user to get around the campus, deciding where to go, without needing someone else's help, offering more autonomy and independence to the visually impaired. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/191 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Keywords: | Software - Desenvolvimento - Acessibilidade - Distúrbios da visão Deficientes visuais Locomoção humana Tecnologia Assistiva Acessibilidade |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Um guia ubíquo para acessibilidade dos deficientes visuais no Campus I.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License