Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1927
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na escola Mirian Moreira dos Reis |
Autor(es): | SILVA, Ádria Rafaela Ribeiro |
Primeiro Orientador: | ALVES, Davison Hugo Rocha |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SILVA, Ádria Rafaela Ribeiro. O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na escola Mirian Moreira dos Reis. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1927. Acesso em: |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso foi elaborado como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, na cidade de Marabá. Pelo fato de termos passados por um processo de adaptações e mudanças no ensino, e o fator causante deste cenário ter sido a pandemia do Covid-19, acredita-se que o uso das tecnologias seja uma aliada para o processo de ensino, tendo em vista que estamos cada vez mais inseridos em uma era digital. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral compreender como ocorreu a relação dos profissionais da educação e os alunos com o uso das tecnologias como ferramenta auxiliar para o ensino durante o período o cenário pandêmico. Tendo como objetivos específicos, analisar a educação como um todo durante o contexto pandêmico, entender a prática de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto, averiguar esta modalidade de ensino como um modelo que se configure por muito tempo. Além de apontar quais foram os impactos que a pandemia do covid- 19 causou para o ensino e como isso afetou na vida estudantil dos alunos e na carreira profissional dos professores e demais membros que compõe o corpo escolar. Portanto, esta pesquisa se trata de uma pesquisa de campo qualitativo com uma abordagem fenomenológica. Assim sendo, para a realização da coleta de dados foi realizada a aplicação de questionários para dois grupos de participantes, sendo eles alunos e professores, com o intuito de analisar como este público reagiu à implementação de recursos tecnológicos para se proceder com o ensino remoto emergencial na pandemia. A partir disso, é possível concluir se o uso das ferramentas digitais é algo favorável ou não para o processo de ensino e aprendizagem, levando em conta que para ser eficaz é necessário a qualificação e eficiência dos profissionais da área, sendo necessário uma formação voltada especificamente para esta categoria. |
Abstract: | This Course Completion Work was prepared as a partial requirement for obtaining the degree in Pedagogy at the Federal University of the South and Southeast of Pará, in the city of Marabá. Due to the fact that we have gone through a process of adaptations and changes in teaching, and the causative factor of this scenario was the Covid-19 pandemic, it is believed that the use of technologies is an ally for the teaching process, in view of that we are increasingly entering a digital age. In this sense, this work has the general objective of understanding how the relationship between education professionals and students occurred with the use of technologies as an auxiliary tool for teaching during the period of the pandemic scenario. With specific objectives, to analyze education as a whole during the pandemic context, to understand the teaching practice of teachers and student learning during remote teaching, to investigate this teaching modality as a model that will be configured for a long time. In addition to pointing out what were the impacts that the covid-19 pandemic caused for teaching and how it affected the student life of students and the professional career of teachers and other members that make up the school body. Therefore, this research is a qualitative field research with a phenomenological approach. Therefore, to carry out the data collection, questionnaires were applied to two groups of participants, being them students and teachers, in order to analyze how this public reacted to the implementation of technological resources to proceed with emergency remote teaching. in the pandemic. From this, it is possible to conclude whether the use of digital tools is favorable or not for the teaching and learning process, taking into account that, in order to be effective, the qualification and efficiency of professionals in the area is necessary, requiring training specifically aimed at for this category. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1927 |
Palavras-chave: | Educação - Efeito das inovações tecnológicas Ensino Aprendizagem Inovações educacionais Planejamento educacional Prática de ensino |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Curso de Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _O uso das tecnologias no processo de ensino.pdf | 353,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons