Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1928
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A formação e atuação docente nos cursos de graduação da Unifesspa: análises sobre indicadores de inclusão educacional |
metadata.dc.creator: | SANTOS, Katiane Silva dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAVALCANTE, Lucélia Cardoso |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SANTOS, Katiane Silva dos. A formação e atuação docente nos cursos de graduação da Unifesspa: análises sobre indicadores de inclusão educacional. 2022. 194 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1928. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Na educação superior há uma demanda expressiva de estudantes com deficiência que em suas especificidades requerem atenção nas adequações que devem ser consideradas por professores e demais profissionais envolvidos e compromissados com o pleno desenvolvimento e formação destes nesse nível de ensino. O desenvolvimento desta pesquisa efetuou-se por meio de participações e articulações constituídas por uma rede de pesquisas internacionais sobre indicadores de inclusão e acessibilidade no ensino superior, que visam contribuir com análises sobre à implementação de políticas da área de educação especial e o processo de inclusão acadêmica de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. O objetivo central do estudo consistiu em analisar como a formação e atuação do docente possibilita o desenvolvimento de práticas inclusivas e quais indicadores de inclusão se apresenta na perspectiva destes. Como referencial colaborativo para essa discussão significamos produções consideradas Indispensáveis para provocar e dissertar a temática abordada. (MENDONÇA, 2019; SILVA, 2021; GLAT; NOGUEIRA, 2003; BOHNERT, 2017; GLAT; PLETSCH, 2010). A escolha do lugar para o estudo, a fim de utilização como campo de pesquisa, escolheu-se como foco a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA, uma instituição pública de educação superior. Com base na sua abordagem e objetivos, apresenta-se essa construção, tendo em consideração uma pesquisa de natureza qualitativa, discorrendo sobre os níveis de base exploratória e descritiva. Com apoio aos procedimentos técnicos, esta foi uma pesquisa de levantamento, por fornecer uma descrição de atitudes e opiniões de uma amostra estudada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram docentes que ministram disciplinas em cursos que possuem a presença de estudantes com deficiência na instituição pesquisada. Tendo em vista esse grupo como participantes do estudo, foi elaborado e aplicado um questionário que nos permitiu identificar o perfil dos participantes e apreender informações acerca da sua formação, atuação na docência e a perspectiva destes acerca da inclusão (participação e permanência) do aluno com deficiência no ensino superior. Concluímos que a disposição de cada um dos sujeitos, com investimento para a formação continuada, conta como suma importância para o processo de inclusão no espaço universitário. |
Abstract: | Higher education has an expressive demand for education with disabilities, which in their specificities must be demanded with attention to the adjustments that teaching can be made by teachers and professionals with a higher level and who are fully promoted to these development professionals. The education of this education and the development of indicators - education is through international research and education formed by a network of inclusion of accessibility and non-higher education, which aims to contribute to research on the implementation of policies in the area of special education and the process of inclusion of students with disabilities, autism spectrum disorder and high abilities/giftedness. The focus of the study was to study how the training and teaching performance of the development of practical objectives and enable the inclusion of studies presented in their perspective. As collaborating for this discussion we mean expendable productions and dissects to provoke thematic discussion. (MENDONÇA, 2019; SILVA, 2021; GLAT; NOGUEIRA, 2003; BOHNERT, 2017; GLAT; PLETSCH, 2010) The choice of place for the study, in order to use it as a research field, was chosen as the focus of the Federal University do Sul and Southeast of Pará/UNIFESSPA, a public institution of higher education. Based on its approach and objectives, this construction is presented, taking into account a qualitative research, discussing the levels of exploratory and descriptive basis. Supporting the procedures, this was a survey survey, as it provided a description of the attitudes and opinions of a technical sample. The participants of this research were professors who teach subjects in courses that have the presence of students with disabilities in the researched institution. With a view to this group of participants and applied to the profile of the study, which was prepared and understood the information of their training, such as the perspective of the inclusion group and the perseverance of acting with disabilities without higher education. We conclude that the provision of each one of the subjects, with investment for the continuation, counts as extremely important for the process of inclusion in the university space. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1928 |
Keywords: | Professores - Formação Inclusão escolar Educação inclusiva Ensino superior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A formação e atuação docente.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License