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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1972
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mudança na autopercepção corporal dos marabaenses devido ao acesso a mídias sociais
Autor(es): BANDEIRA, Kellyta Gomes
Primeiro Orientador: CASARIN, Roberson Geovani
Data do documento: 2022
Citação: BANDEIRA, Kellyta Gomes. Mudança na autopercepção corporal dos marabaenses devido ao acesso a mídias sociais. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Faculdade de Psicologia, Curso de Bacharelado em Psicologia, Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/1972>. Acesso em
Resumo: Em primeiro lugar, tendo em vista que a atenção ao corpo é um recurso muito valorizado atualmente, este estudo teve como objetivo compreender se a internalização dos padrões sociais do corpo veiculados pela mídia de uma grande cidade da Amazônia oriental afetou a autopercepção corporal de seus moradores. A amostra foi composta por 540 participantes, adultos, autodeclarados moradores da cidade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-4 (SATAQ-4), o Questionário Sobre Autopercepção Corporal e Mídia Social e o Questionário Sociodemográfico e Socioeconômico, divulgados pelo Whatzapp, facebook, Instagram, e-mail, e foi utilizado como ferramenta de coleta de dados a plataforma Google Forms. O estudo constatou que a mídia exerceu forte influência sobre a autopercepção física negativa dos marabenses, e que as mulheres tiveram sua autopercepção mais influenciada pelas mídias, familiares e amigos, por isso eram as que mais desejavam a cirurgia plástica e as que mais haviam feito uso de automedicação para fins estéticos. Dessa forma, é importante realizar mais pesquisas para entender esse fenômeno e buscar formas de diminuir os malefícios desse aspecto da cultura nas redes sociais.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1972
Palavras-chave: Autopercepção - Marabá (PA)
Imagem corporal
Mídia social
Redes sociais
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAPSI - Faculdade de Psicologia

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