Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1973
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Exaustão emocional e realização profissional de docentes da educação infantil de Marabá/PA
Autor(es): BRITO, Joana Paula Do Nascimento
Primeiro Orientador: SILVA, Lúcia Cristina Cavalcante da
Data do documento: 2021
Citação: BRITO, Joana Paula Do Nascimento. Exaustão emocional e realização profissional de docentes da educação infantil de Marabá/PA. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas, Faculdade de Psicologia, Curso de Bacharelado em Psicologia, Marabá, 2021. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1973>. Acesso em
Resumo: A Síndrome do Burnout se dá a partir de um contexto de relações sociais, no qual há uma resposta individual diante do estresse, acarretando um sentimento de vulnerabilidade, de despersonalização e de fracasso profissional. Os três elementos que constituem a Síndrome são: Exaustão Emocional, Despersonalização e Realização Profissional. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os níveis de Exaustão Emocional e Realização Profissional em 23 trabalhadoras docentes da Educação Infantil pública da zona urbana do município de Marabá- PA. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa um questionário sociodemográfico e o inventário Maslach Burnout Inventory-Educators Survey (MBI-ED) para avaliação das duas dimensões. Os resultados demonstraram níveis altos à médios de Exaustão Emocional e níveis médios a baixo na categoria Realização Profissional. Diante disso, pode-se concluir que as docentes estão exaustas emocionalmente e pouco realizadas com o trabalho.
Abstract: Burnout Syndrome occurs from a context of social relationships, in which there is an individual response to stress, causing a feeling of vulnerability, depersonalization and professional failure. The three elements that constitute the Syndrome are: Emotional Exhaustion, Depersonalization and Professional Fulfillment. This research aimed to identify the levels of Emotional Exhaustion and Professional Fulfillment in 23 public child education teachers in the urban area of the city of Marabá-PA. A sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory-Educators Survey (MBI-ED) were used as research instruments to assess the two dimensions. The results showed high to moderate levels of Emotional Exhaustion and moderate to low levels in the Professional Achievement category. Therefore, it can be concluded that the teachers are emotionally exhausted and little accomplished with their work.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1973
Palavras-chave: Trabalhador docente
Exaustão Emocional
Realização Profissional
Educação Infantil
Síndrome de Burnout
Fonte : 1 CD-ROM
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAPSI - Faculdade de Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Exautão emocional e realização profissional.pdf500,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI