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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1991
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A escola como lugar de fala sobre a ética |
metadata.dc.creator: | SILVA, Juliane Borges |
metadata.dc.contributor.advisor1: | PASSOS, José Davi |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Juliane Borges. A escola como lugar de fala sobre a ética. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1991. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa se insere no campo de estudos que versam sobre ética na perspectiva filosófica envolvendo a educação escolar por uma análise crítica-reflexiva. Tem como objetivo analisar a escola como uma instituição proponente à prática da Ética, contemplando orientações e recomendações acerca de princípios morais e éticos como panorama interdisciplinar no âmbito escolar. Em se tratando dos aspectos teóricos-metodológicos, a pesquisa tem como fio condutor uma abordagem qualitativa de natureza descritivo-exploratória. Como método opta-se pela pesquisa documental. Especificamente, o tema engloba os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) de duas instituições caracterizadas por seu modelo escolar: Militar-Pública, e Privada-confessional. Para a interpretação dos documentos analisados são utilizadas categoria de análise proposta por Bardin, tais como: 1. A ética sendo sinônimo de moral; 2. A escola como transmissora de conteúdos; 3. Ética e moral religiosa; e 4. Problematizações sobre a neutralidade na/da escola. A pesquisa parte do pressuposto filosófico entendendo que a discussão da ética ainda precisa se mostrar mais comprometida nas instituições escolares que, muitas vezes, se mostram leigas na distinção entre ética e moral. Ademais, as contribuições dessas instituições escolares se mostram mais como prescrições de caráter moral, se distanciando da ética e do que compromisso moral com as questões. Por fim, evidencia-se que a formação integral dos educandos abordadas nos documentos oficias, divergem na realidade efetiva, não contemplando o que se propõe nas legislações. A pesquisa constata que há um propósito relacionado a apenas a instrução de competências que são úteis para ao mercado, deixando a desejar no que se refere à constituição de sujeitos éticos comprometidos com a transformação da sociedade. |
Abstract: | The present research is part of the field of studies that deal with ethics in the philosophical perspective involving school education through a critical-reflexive analysis. Its objective is to analyze the school as an institution that proposes the practice of Ethics, contemplating guidelines and recommendations on moral and ethical principles as an interdisciplinary panorama in the school environment. In terms of theoretical-methodological aspects, the research has as its guiding principle a qualitative approach of a descriptive-exploratory nature. As a method, documental research is chosen. Specifically, the theme encompasses the political pedagogical project (PPPs) of two institutions characterized by their school model: Military-Public, and Private-conventional. For the interpretation of the documents analyzed, the analysis category proposed by Bardin is used, such as 1. Ethics being synonymous with morality; 2. The school as a transmitter of content; 3. Religious ethics and morals; and 4. Problematizations about neutrality in/of the school. The research starts from the philosophical assumption, understanding that the discussion of ethics still needs to be more committed in school institutions that, often, are laymen in the distinction between ethics and morals. Furthermore, the contributions of these educational institutions are more like prescriptions of a moral character, distancing themselves from ethics and than the moral commitment to the issues. Finally, it is evident that the integral formation of the students addressed in the official documents, diverges in the effective reality, not contemplating what is proposed in the legislation. The research finds that there is a purpose related to only the instruction of competencies that are useful for the market, being insufficient concerning the constitution of ethical subjects committed to the transformation of society. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1991 |
Keywords: | Ética Educação Escolas - Ética Reflexão (Filosofia) Ética religiosa |
metadata.dc.source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibjst@unifesspa.edu.br |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
Appears in Collections: | Curso de Pedagogia |
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