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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1992
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Princípios da educação escolar indígena no projeto político pedagógico das escolas Awete-Parakanã no município de Novo Repartimento-PA |
metadata.dc.creator: | NONATO, Mayane Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ALENCAR, Maria Cristina Macedo |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | NONATO, Mayane Lima. Princípios da educação escolar indígena no projeto político pedagógico das escolas Awete-Parakanã no município de Novo Repartimento-PA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1992. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Neste trabalho é feita uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas Awaete-Parakanã, da Terra Indígena Parakanã, cujas aldeias estão localizadas no município de Novo Repartimento-PA. Objetivou-se identificar a materialização dos princípios da Educação Escolar Indígena no PPP das escolas indígenas do município de Novo Repartimento. Em razão disso também se buscou analisar a relação dos Awaete-Parakanã com a escola, o acesso e autonomia, frente às decisões a serem tomadas diante de uma realidade nacional e regional, em termos de educação bi/multilíngue, intercultural e comunitária. Para isso realizou-se análise de conteúdo do PPP, da Proposta Curricular do município de Novo Repartimento e de bibliografias de autores que se dedicam à temática da Educação Escolar Indígena. A análise indica ausência de efetiva participação do povo Awaete-Parakanã na elaboração do PPP. Há indícios de que eles foram ouvidos, porém ao analisar o projeto não é possível identificar a participação efetiva da comunidade (professores indígenas, pais, lideranças) na construção e escrita do PPP, visto uma estrutura com excesso de trâmites administrativos e metódica em um projeto que deve, orientar e apresentar o que a comunidade espera para os processos de escolarização que será prestado as crianças, jovens e adultos dessas comunidades, assim como, indicar aos profissionais indígenas e não indígenas os melhores caminhos para o desenvolvimento da educação escolar indígena bi/multilíngue, intercultural e comunitária nas comunidades. Os resultados apontam ainda uma para um PPP que materializa a proposta de ensino bilingue de substituição e desvalorização da língua Awaete-Parakanã, constituindo um processo de transição, resultando no progressivo desuso da língua Awaete-Parakanã na escola. |
Abstract: | In this work, an analysis is made of the Political Pedagogical Project (PPP) of the Awaete-Parakanã Schools, from the Parakanã Indigenous Land, whose villages are located in the municipality of Novo Repartimento-PA. The objective was to identify the materialization of the principles of Indigenous School Education in the PPP of indigenous schools in the municipality of Novo Repartimento. Because of this, we also sought to analyze the relationship of the Awaete-Parakanã with the school, access and autonomy, in the face of decisions to be taken in the face of a national and regional reality, in terms of bi/multilingual, intercultural and community education. For this, a content analysis of the PPP, the Curricular Proposal of the municipality of Novo Repartimento and bibliographies of authors dedicated to the theme of Indigenous School Education was carried out. The analysis indicates the absence of effective participation of the Awaete-Parakanã people in the elaboration of the PPP. There are indications that they were heard, but when analyzing the project it is not possible to identify the effective participation of the community (indigenous teachers, parents, leaders) in the construction and writing of the PPP, given a structure with excessive administrative and methodical procedures in a project which should guide and present what the community expects for the schooling processes that will be provided to children, youth and adults in these communities, as well as indicate to indigenous and non-indigenous professionals the best paths for the development of indigenous bi/ multilingual, intercultural and community based in communities. The results also point to a PPP that materializes the proposal of bilingual teaching of substitution and devaluation of the Awaete-Parakanã language, constituting a transition process, resulting in the progressive disuse of the Awaete-Parakanã language at school. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/1992 |
Keywords: | Escolas indígenas Índios Parakanã - Educação Indígenas - Educação Indígenas da América do Sul - Brasil Educação multilíngue |
metadata.dc.source: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibjst@unifesspa.edu.br |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
Appears in Collections: | Curso de Ciências Sociais |
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