Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/199
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise de sentimentos
metadata.dc.creator: SANTOS, Mayara Moura dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Leila Weitzel Coelho da
Issue Date: 2014
Citation: SANTOS, Mayara Moura dos. Análise de sentimentos. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2014. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/199>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Mineração Opinião e análise de sentimentos é um tema em rápido crescimento com várias aplicações do mundo de enquetes, questões acadêmicas a colocação de propagandas. Com a crescente disponibilidade de recursos on-line na Web e popularidade de recursos rápidos e ricos de compartilhamento de opinião, tais como sites de avaliação on-line e blogs pessoais, a opinião de mineração tornou-se uma área interessante de pesquisa. Mineração de Opinião é um processo, usado para extração automática de conhecimento a partir da opinião de outras pessoas sobre algum tema ou problema particular. Além disso, as opiniões são expressões subjetivas que descrevem pontos de vista das pessoas, perspectivas e sentimentos sobre as entidades, eventos e propriedades deles. Detectar expressões subjetivas é a tarefa de identificar se um determinado texto é subjetivo (ou seja, uma opinião) ou objetivo (ou seja, um fato relatado). Esta tarefa é considerada como o primeiro problema e é muito importante para a mineração de opinião e análise de sentimento. Esta pesquisa apresenta o estado atual da arte na análise de sentimentos. Descobrimos que a investigação tem-se concentrado no sentido de encontrar sentimentos em um item e classificando-o com os polegares para cima ou para baixo. Mineração de Opinião tem muitos domínios de aplicação, incluindo a ciência e tecnologia, entretenimento, educação, política, marketing, contabilidade, direito, pesquisa e desenvolvimento. Uma vez que este campo é muito novo e muito trabalho está sendo feito nesta área, aproveitamos a oportunidade para categorizar uma parte significativa do trabalho existente em uma forma que pode ajudar os pesquisadores a estudar este campo com mais detalhes.
Abstract: Opinion mining and sentiment analysis is a fast growing topic with various world applications from polls, academic issues to advertisement placement. With the growing availability of online resources on Web and popularity of fast and rich resources of opinion sharing such as online review sites and personal blogs, opinion mining has become an interesting area of research. Opinion mining is a process, used for automatic extraction of knowledge from the opinion of others about some particular topic or problem. Further, opinions are subjective expressions that describe people's viewpoints, perspectives or feelings about entities, events and theirs properties. Detecting subjective expressions is the task of identifying whether a given text is subjective (i.e. an opinion) or objective (i.e. a reports fact). This task is considered as the first problem and it is very important for opinion mining and sentiment analysis. This research presents the current state of the art in opinion mining. We discover that research has been concentrated towards finding out the sentiment on an item and classifying it as thumbs up or down. Opinion mining has many application domains including science & technology, entertainment, education, politics, marketing, accounting, law, research and development. Since this field is very new and much work is currently being done in this area, we take the opportunity to categorize a significant part of the existing work in a way that can help researchers to study this field in further detail.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/199
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO
Keywords: Análise de Sentimentos
Redes Sociais
Recursos on-line na Web
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Análise de sentimentos.pdf1,81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI