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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPIEDADE, Bárbara Cristina Souza da-
dc.date.accessioned2022-08-30T12:21:13Z-
dc.date.available2022-08-30T12:21:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPIEDADE, Bárbara Cristina Souza da. Ensino de história, música e o Funk como protagonismo feminino. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2022. Disponível em: htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2028. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2028-
dc.description.abstractIn this article, the possibilities for teaching history are presented, as well as considerations about the New History, which encompasses the plurality of narratives about different social groups, including subjects in the context of popular music. From this perspective, we have the possibility to work with new sources and develop more comprehensive methodologies. We brought the brasilian funk to reflect on the hypersexualization of the woman's body, around the lack of this dialogue in schools and, in this way, to deal with the female protagonism in the brasilian funk. We will bring what historiography brings about the use of music for teaching history, from a critical perspective in the analysis of educational processes, based on the research we carried out at the EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, where we diagnosed the need to work with didactic resources linked to the teaching of history. We produced this teaching material/guide based on this contact with the classroom provided by the Supervised Internship IV discipline in the city of Marabá-PA.pt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source.uriDisponível na internet via correio eletrônico: bsct@unifesspa.edu.brpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectFunk (Música)pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de História, Música e o Funk como protagonismo femininopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MONTI, Carlo Guimarães-
dc.description.resumoApresenta-se aqui, possibilidades para o ensino de história, assim como considerações sobre a Nova História, que abrange a pluralidade de narrativas sobre diversos grupos sociais, dentre eles os sujeitos no contexto da música popular. A partir dessa perspectiva temos a possibilidade de trabalhar novas fontes e desenvolver metodologias abrangentes. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a hipersexualização do corpo da mulher a partir do funk, tendo em vista a falta deste diálogo nas escolas e dessa forma, tratar sobre o protagonismo feminino. Traremos o que a historiografia trás sobre o uso da música para o ensino de história, a partir de uma perspectiva crítica na análise dos processos educacionais, fundamentado na pesquisa que realizamos na escola EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, onde diagnosticamos a necessidade de trabalhar recursos didáticos atrelados ao ensino de história. Produzimos esse material/guia didático a partir desse contato com a sala de aula proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado IV na cidade de Marabá-PA.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de História

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