Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2028
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Ensino de História, Música e o Funk como protagonismo feminino |
metadata.dc.creator: | PIEDADE, Bárbara Cristina Souza da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MONTI, Carlo Guimarães |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | PIEDADE, Bárbara Cristina Souza da. Ensino de história, música e o Funk como protagonismo feminino. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de História, Marabá, 2022. Disponível em: htttp://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2028. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Apresenta-se aqui, possibilidades para o ensino de história, assim como considerações sobre a Nova História, que abrange a pluralidade de narrativas sobre diversos grupos sociais, dentre eles os sujeitos no contexto da música popular. A partir dessa perspectiva temos a possibilidade de trabalhar novas fontes e desenvolver metodologias abrangentes. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a hipersexualização do corpo da mulher a partir do funk, tendo em vista a falta deste diálogo nas escolas e dessa forma, tratar sobre o protagonismo feminino. Traremos o que a historiografia trás sobre o uso da música para o ensino de história, a partir de uma perspectiva crítica na análise dos processos educacionais, fundamentado na pesquisa que realizamos na escola EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, onde diagnosticamos a necessidade de trabalhar recursos didáticos atrelados ao ensino de história. Produzimos esse material/guia didático a partir desse contato com a sala de aula proporcionada pela disciplina de Estágio Supervisionado IV na cidade de Marabá-PA. |
Abstract: | In this article, the possibilities for teaching history are presented, as well as considerations about the New History, which encompasses the plurality of narratives about different social groups, including subjects in the context of popular music. From this perspective, we have the possibility to work with new sources and develop more comprehensive methodologies. We brought the brasilian funk to reflect on the hypersexualization of the woman's body, around the lack of this dialogue in schools and, in this way, to deal with the female protagonism in the brasilian funk. We will bring what historiography brings about the use of music for teaching history, from a critical perspective in the analysis of educational processes, based on the research we carried out at the EMEF Dr. José Cursino de Azevedo, where we diagnosed the need to work with didactic resources linked to the teaching of history. We produced this teaching material/guide based on this contact with the classroom provided by the Supervised Internship IV discipline in the city of Marabá-PA. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2028 |
Keywords: | História - Estudo e ensino - Marabá (PA) Funk (Música) Material didático Música na educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Curso de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ensino de história, música e o funk como protagonismo feminino.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License