Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/202
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso de softwares educacionais no ensino aprendizagem: estudo de caso na escola municipal Jader Fontenelle Barbalho no município de Xinguara |
Autor(es): | NEVES, Erinaldo Freire SANTOS, Marinalda Pereira dos REZENDE, Sirlei Marques |
Primeiro Orientador: | SILVA, Zenaide Carvalho da |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | NEVES, Erinaldo Freire; SANTOS, Marinalda Pereira dos; REZENDE, Sirlei Marques. O uso de softwares educacionais no ensino aprendizagem: estudo de caso na escola municipal Jader Fontenelle Barbalho no município de Xinguara. 2012. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Faculdade de Computação, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Xinguara, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/202>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho discute o uso de Jogos e Softwares educacionais voltados ao ensino aprendizagem do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que são utilizados na Escola Municipal Jader Fontenelle Barbalho no Município de Xinguara. A pesquisa aponta algumas dimensões críticas dessa abordagem tecnológica, como a problemática da qualificação dos professores na era digital, e propõem metodologias tecnológicas aplicadas ao ensino-aprendizagem dos alunos, organizando assim o currículo escolar sobre a temática apresentada em sala de aula, para uma nova perspectiva crítica reflexiva sobre a formação dos alunos, tendo como propósito demonstrar que os jogos educativos e softwares educacionais ajudam os alunos assimilar melhor os conteúdos das mais diferenciadas disciplinas ensinadas em sala de aula. Os recursos tecnológicos estão cada dia mais presentes na vida dos educandos, assim os educadores necessitam se aliar a estes recursos para desenvolver uma prática pedagógica mais atraente e dinâmica que envolva os alunos em atividades mais criativas, críticas e de construção conjunta na busca do conhecimento. |
Abstract: | This work discusses the use of educational software and games aimed at teaching and learning of the 3rd, 4th and 5th grade of elementary school of Fontenelle Jader Barbalho Municipal School in the Municipality of Xinguara. The research points to some critical dimensions of this technological approach, as the issue of teacher qualifications in the digital age, technology and propose methodologies applied to teaching and student learning, so organizing curriculum on the theme presented in the classroom, to a new reflective critical perspective on the training of students, and its goal to demonstrate that educational games and educational software help students better assimilate some of the most differentiated content subjects taught in classrooms. Technological resources are increasingly are present in the lives of students, and educators need to combine these resources to develop a teaching practice more attractive and dynamic that involves students in activities that are more creative, critical and joint construction of search in the knowledge. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/202 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Palavras-chave: | Softwares Educacionais Jogos Educativos Inovações educacionais Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O uso de softwares educacionais no ensino aprendizagem.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons