Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2049
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | MENEZES, Gabrielle Janaina Barros de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | RIPARDO , Ronaldo Barros |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | MENEZES, Gabrielle Janaina Barros de. Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do ensino fundamental. 2021. 101 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2021. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2049. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Inquietações levaram esta pesquisa emergiram de nossas observações enquanto professores de matemática, formadores de professores de matemática e no âmbito da formação continuada de professores que ensinam matemática. Identificamos em diferentes falas a convicção de que em matemática os alunos não são bons resolvedores de problema porque não sabem ler. Apesar de sedutora, essa visão ainda carece de evidências científicas mais robustas que a sustentem. Assim, esta dissertação teve como objetivo investigar a proficiência na leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do Ensino Fundamental. As bases teóricas que sustentam a pesquisa são a matemática como um discurso e o texto como uma relação sociodiscursiva que se realiza por meio de gêneros textuais. Além destas bases, trazemos autores que discutem o uso do Teste de Cloze para aferir a proficiência em leitura. Possui abordagem quantitativa e é do tipo exploratória. A produção dos dados foi realizada com alunos de duas escolas públicas do município de Canaã dos Carajás, situada ao sul do Estado do Pará, sendo uma escola em região urbana e outra em região rural, consideradas para a localidade, de pequeno e grande porte, respectivamente. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de um Teste de Cloze constituído por dois textos do discurso matemático escolar. Nossos instrumentos de pesquisa, aplicados de forma remota síncrona, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Os resultados mostram que a maioria dos alunos se encontram no nível de frustração, o que significa que teriam dificuldade em realizar a leitura de um texto matemático sem a interferência de um professor. No que se refere à fluência no uso de palavras, identificamos que os estudantes tiveram maior acerto nas palavras pertencentes ao grupo dos nomes (alta carga semântica) do que dos conectivos (baixa carga semântica). Concluímos que mais de 90% dos alunos participantes não tem domínio na leitura ou não são capazes de realizar autocritica, podendo chegar ao ensino médio com dificuldades em leitura, com implicações que se estendem à baixa apropriação do discurso matemático escolar. |
Abstract: | The concerns that led to this research emerged from our observations as mathematics teachers, educators of mathematics teachers and within the scope of the continuing education of teachers who teach mathematics. We identified in different speeches the conviction that in mathematics, students are not good when solving problems because they cannot read. Although seductive, this view still lacks more robust scientific evidence to support it. Thus, this dissertation aimed to investigate the proficiency in reading textual genres of elementary school students' mathematical discourse. The theoretical bases that support the research are mathematics as a discourse and the text as a socio-discursive relationship that takes place through textual genres. In addition to this background, we bring authors who discuss the use of the Cloze Test to measure reading proficiency. This paper has a quantitative approach and is exploratory. The production of data was carried out with students from two public schools in the municipality of Canaã dos Carajás, located in the south of the State of Pará, being 1 city school and 1 rural school, considered for the locality, small and large, respectively. The data were produced from the application of a Cloze Test consisting of two texts of school mathematical discourse, our research instruments were applied remotely synchronously, due to the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic. The results show that most students are in the frustration level, which means that they would have difficulty reading a mathematical text without the interference of a teacher. Regarding the fluency in the use of words, we identified that the students had more correct answers in the words belonging to the group of names (high semantic load) than the connectives (low semantic load). We concluded according to the results of the research that more than 90% of the participating students do not have mastery in reading or are able to carry out self-criticism, and these students arrived at high school with reading difficulties and implies low or almost no appropriation of school mathematical discourse. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2049 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental) Compreensão na leitura Técnica cloze |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO-Proficiência em leitura de gêneros textuais.pdf | 964,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License