Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2134
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Violência entre os escolares dos anos finais do ensino fundamental do estado do Pará: análises de dados da PeNSE, 2015 |
metadata.dc.creator: | ARAÚJO, Jussara da Silva Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAMPOS , Ana Cristina Viana |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | CAVALCANTE, Lucélia Cardoso |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | ARAÚJO, Jussara da Silva Nascimento. Violência entre os escolares dos anos finais do ensino fundamental do estado do Pará: análises de dados da PeNSE, 2015. 2022. 104 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2134. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A vulnerabilidade à violência juvenil tem sido objeto de estudos para avaliar o desempenho escolar, visto que a exposição a violências e a situações que vêm em conjunto com a violência pode causar grandes prejuízos ao indivíduo, desde um desempenho acadêmico ruim, resultando na evasão escolar, ou até comportamentos violentos, indisciplina, criminalidade etc. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, de caráter descritivo, realizado com dados secundários adquiridos a partir do banco de dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE realizada em 2015. A amostra é composta de adolescentes com idade entre 13 e 17 anos que estavam cursando o 9º ano do ensino fundamental em 2015, no estado do Pará, Brasil. O banco de dados foi construído no programa Microsoft Excel 2019, no qual também foram criados gráficos para melhor visualização dos resultados. Dentre os resultados, observou-se que 53% dos escolares eram do sexo feminino, 58% pardos, sendo que cerca de 14% não moravam com a mãe e cerca de 41% não moravam com o pai. Apenas 15% das mães dos escolares possuíam curso superior completo; 28% dos escolares moravam com 4 pessoas, contando com eles mesmos. Além disso, 42% dos escolares pretendiam cursar pós-graduação; cerca de 40% dos escolares já sofreram bullying em algum momento da sua vida e 5% informaram ser a aparência física o motivo para o bullying; 17% dos escolares afirmaram já ter praticado bullying. Aproximadamente, 5% dos escolares relataram que já foram forçados a manter relações sexuais com alguém, sendo que 3,5% da amostra afirmou que foi forçada por um familiar, amigo ou conhecido a manter relação sexual. Destaca-se que as crianças estão em formação de personalidade pessoal e que tudo o que as envolve socialmente é importante nesse momento. Situações de violência vivida e/ou presenciadas na infância podem influenciar negativamente o jovem a ponto de ter repercussões negativas para toda a vida. |
Abstract: | Vulnerability to youth violence has been the object of studies to assess school performance, since exposure to violence and situations that come together with violence can cause great damage to the individual, from poor academic performance, resulting in school dropout, or even violent behavior, indiscipline, criminality, etc. This work is a descriptive case study carried out with secondary data acquired from the database of the National School Health Survey - PeNSE carried out in 2015. The sample is composed of adolescents aged 13 to 17 years old who were attending the 9th year of elementary school in the year 2015 in the state of Pará, Brazil. The database was built in the Microsoft Excel 2019 program, where graphs were also created for better visualization of the results. Among the results, it was observed that 53% of the students were female, 58% were brown, and about 14% did not live with their mother and about 41% did not live with their father. Only 15% of the students' mothers had completed higher education; 28% of students lived with 4 people, including themselves. 42% of students intended to attend graduate school; about 40% of students have been bullied at some point in their lives and 5% reported that physical appearance was the reason for bullying; 17% of students said they had already practiced bullying. Approximately 5% of students said they had already been forced to have sexual intercourse with someone, and 3.5% of the sample stated that they were forced by a family member, friend or acquaintance to have sexual intercourse. It is noteworthy that children are in the process of personal personality formation and that everything that involves them socially is important at this time. Situations of violence experienced and/or witnessed in childhood can negatively influence young people to the point of having negative repercussions for life. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2134 |
metadata.dc.contributor.advisor-co2: | CAVALCANTE, Lucélia Cardoso |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Keywords: | Adolescentes e violência - Pará Violência - Educação Violência - Aspectos sociais |
Publisher: | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UNIFESSPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGECM - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Violência entre os escolares dos anos finais.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License