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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2138
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Por uma educação antirracista na Escola do Campo São José: práticas e experiências |
Autor(es): | LINDOSO, Iris Tainã Santos de Souza |
Primeiro Orientador: | SANTOS, Edimara Ferreira |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LINDOSO, Iris Tainã Santos de Souza. Por uma educação antirracista na Escola do Campo São José: práticas e experiências. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Educação do Campo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, 2022. Disponível em:< http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/handle/123456789/2138>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho foi realizado visando a inter-relação entre a educação do campo e a educação antirracista através do auto(re)conhecimento dos educandos do 1º, 2º e 3º ano, sujeitos do campo como sujeitos negros. Além disso, as atividades desenvolvidas na escola São José, por meio das literaturas de escritoras negras, tiveram uma função fundamental para esse auto(re)conhecimento, pois foi necessário conhecer e entender o papel de uma mulher negra, educadora Dorivan Oliveira Silva (Dona Dora), para a construção e o fortalecimento da cultura afro-brasileira na comunidade São José. Nesse sentido, a nossa pergunta norteadora foi: Como construir uma educação antirracista em uma escola do campo partindo da valorização da cultura de matriz africana e afro-brasileira e da literatura de mulheres negras como instrumentos para o auto(re)conhecimento dos sujeitos negros-campo?. O objetivo central desse trabalho é retratar de forma prática as influências das culturas de matriz africanas e afro-brasileiras na comunidade e na escola fornecendo informações para que essa cultura seja reconhecida e respeitada. Como elementos metodológicos, utilizamos a pesquisa de natureza qualitativa e organizada mediante a pesquisa bibliografia e entrevistas semiestruturadas, analisando na pratica e nas experiências do sujeito negro e do campo os contextos relatados a partir das influências das culturas africana e afro-brasileira. As contribuições teóricas de Gomes (2017), Caldarte (2011), Tolentino (2018), Freire (1970), hooks (2018), entre outras, foram importantes para a construção da reflexão e da problematização do nosso trabalho. Por fim, podemos constatar que nosso projeto foi um espaço de abordagem que colaborou para conscientização e responsabilidade social e cultural no último estágio de intervenção VII, do Curso de Educação do Campo, promovendo momentos significativos de debates e discursões sobre as influências da culturas africana e afro-brasileira, tendo como principais elementos a figura da mulher negra e a literatura feminina negra na escola e na comunidade da Vila São José para o auto(re)conhecimento de meninas e meninos do campo-negros. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2138 |
Palavras-chave: | Negros - Educação Antirracismo - Educação Educação do campo Negras na literatura |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FECAMPO – Faculdade de Educação do Campo |
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