Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2225
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Introdução às Neurociências: Análise da percepção dos alunos em uma atividade do Clube de Ciências de Marabá utilizando análise textual discursiva |
Título(s) alternativo(s): | Introduction to Neurosciences: Analysis of students' perceptions in a Marabá Science Club activity using textual discourse analysis |
Autor(es): | MACHADO, Jhennify Albuquerque |
Primeiro Orientador: | RAMOS, Alessandra de Rezende |
Primeiro Coorientador: | OLIVEIRA, Caio Maximino de |
Data do documento: | 31-Mar-2023 |
Citação: | MACHADO, J. F. Introdução às Neurociências: Análise da percepção dos alunos em uma atividade do Clube de Ciências de Marabá utilizando análise textual discursiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá/PA, p. 35. 2023. |
Resumo: | O presente estudo demonstra a percepção dos alunos da educação básica que participaram do Clube de Ciências de Marabá-PA, realizando a atividade “Introdução a Neurociências”, promovida pela Neuroliga, que ofereceu aos clubistas a realização de quatro atividades: 1) observação ao microscópio de um neurônio fixado em uma lâmina e explanações acerca de seu funcionamento; 2) apresentação de peças anatômicas de plástico do sistema nervoso, representando o encéfalo, hemicabeça e prancha com o sistema nervoso; 3) jogo do tipo quebra cabeça representando o encéfalo; 4) jogo de tabuleiro denominado de “mitos e verdades”. Após uma explanação acerca da organização geral do sistema nervoso, da estrutura do neurônio e sobre ilusões de ótica, os clubistas foram direcionados para a realização das atividades, que foram dispostas em forma de circuito, de forma que cada participante terminava uma atividade e se dirigia para outra logo em seguida. Ao término do encontro os alunos respondiam em seus diários de bordo os questionamentos: “O que você achou do encontro? Há sugestões?; Há críticas?”. Além das perguntas, os alunos escolheram um emoticon para classificar o encontro daquele dia. Os emoticons eram equivalentes a: ruim, regular, bom e excelente. Os discursos registrados nos diários de bordo dos participantes, após a realização da atividade, foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Após a análise, os relatos apontaram que a proposta de vivência lúdica abordada contribuiu para promover diversão, oportunizando a aprendizagem e instigando o interesse dos clubistas pelas neurociências, estimulando o desenvolvimento de habilidades propostas pela BNCC, em especial as habilidades relacionadas ao funcionamento do próprio corpo, incluindo a capacidade de explicar o funcionamento de algumas funções do sistema nervoso. Por fim, com a exitosa experiência apresentada, apoiada principalmente na ludicidade, espera-se que a proposta de ensino das neurociências utilizada neste trabalho seja replicada em outros ambientes formais e não formais auxiliando na Alfabetização Científica de alunos da Educação Básica. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2225 |
Palavras-chave: | Aprendizagem Ludicidade Espaços não-formais |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAPSI - Faculdade de Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JHENNIFY ALBUQUERQUE Versão final.pdf | Trabalho de conclusão de curso | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons