Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2225
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Introdução às Neurociências: Análise da percepção dos alunos em uma atividade do Clube de Ciências de Marabá utilizando análise textual discursiva
Other Titles: Introduction to Neurosciences: Analysis of students' perceptions in a Marabá Science Club activity using textual discourse analysis
metadata.dc.creator: MACHADO, Jhennify Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor1: RAMOS, Alessandra de Rezende
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Caio Maximino de
Issue Date: 31-Mar-2023
Citation: MACHADO, J. F. Introdução às Neurociências: Análise da percepção dos alunos em uma atividade do Clube de Ciências de Marabá utilizando análise textual discursiva. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Marabá/PA, p. 35. 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo demonstra a percepção dos alunos da educação básica que participaram do Clube de Ciências de Marabá-PA, realizando a atividade “Introdução a Neurociências”, promovida pela Neuroliga, que ofereceu aos clubistas a realização de quatro atividades: 1) observação ao microscópio de um neurônio fixado em uma lâmina e explanações acerca de seu funcionamento; 2) apresentação de peças anatômicas de plástico do sistema nervoso, representando o encéfalo, hemicabeça e prancha com o sistema nervoso; 3) jogo do tipo quebra cabeça representando o encéfalo; 4) jogo de tabuleiro denominado de “mitos e verdades”. Após uma explanação acerca da organização geral do sistema nervoso, da estrutura do neurônio e sobre ilusões de ótica, os clubistas foram direcionados para a realização das atividades, que foram dispostas em forma de circuito, de forma que cada participante terminava uma atividade e se dirigia para outra logo em seguida. Ao término do encontro os alunos respondiam em seus diários de bordo os questionamentos: “O que você achou do encontro? Há sugestões?; Há críticas?”. Além das perguntas, os alunos escolheram um emoticon para classificar o encontro daquele dia. Os emoticons eram equivalentes a: ruim, regular, bom e excelente. Os discursos registrados nos diários de bordo dos participantes, após a realização da atividade, foram analisados com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Após a análise, os relatos apontaram que a proposta de vivência lúdica abordada contribuiu para promover diversão, oportunizando a aprendizagem e instigando o interesse dos clubistas pelas neurociências, estimulando o desenvolvimento de habilidades propostas pela BNCC, em especial as habilidades relacionadas ao funcionamento do próprio corpo, incluindo a capacidade de explicar o funcionamento de algumas funções do sistema nervoso. Por fim, com a exitosa experiência apresentada, apoiada principalmente na ludicidade, espera-se que a proposta de ensino das neurociências utilizada neste trabalho seja replicada em outros ambientes formais e não formais auxiliando na Alfabetização Científica de alunos da Educação Básica.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2225
Keywords: Aprendizagem
Ludicidade
Espaços não-formais
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
Appears in Collections:FAPSI - Faculdade de Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JHENNIFY ALBUQUERQUE Versão final.pdfTrabalho de conclusão de curso2,14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI