Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Thiago Augusto dos-
dc.date.accessioned2019-04-14T20:40:46Z-
dc.date.available2019-04-14T20:40:46Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Augusto dos. Governança de Ti – estudo de caso utilizando ITIL V3. 2011. 140 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Computação, Curso de Sistemas de Informação, Marabá, 2011. Disponível em <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/225>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/225-
dc.description.abstractThe area of Information Technology (IT) is becoming crucial for organizations to achieve their strategic objectives through structured processes (IT governance) that aim to manage and control all its services to meet customer needs. A model of best governance practices such as ITIL® ensures the alignment of IT with business requirements (Service Provider IT) and involves the organization's top management. This model helps to identify needs and processes, in order to prepare organizations to reduce their costs. In this project are presented on aspects of IT Governance and ITIL®, speaking about its origins, concepts, key processes, application and benefits of the model. This paper reports a case study of application of IT governance, using a tool called OCOMON aid. After the deployment has made an assessment regarding the advantages of the implementation of the processes of ITIL® V3. The study takes place in the Central Electric Company of Northern Brazil – ELETRONORTE - in Marabá/Para, where the results showed a big jump in quality IT services organization.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Administraçãopt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectServiços de informação - Administraçãopt_BR
dc.subjectOCOMONpt_BR
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.titleGovernança de Ti – estudo de caso utilizando ITIL V3pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cássia Maria Carneiro KAHWAGE-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626971450974065pt_BR
dc.description.resumoA área de Tecnologia da Informação (TI) vem ganhando importância fundamental para as organizações atingirem seus objetivos estratégicos através de processos estruturados (Governança de TI) que visam gerenciar e controlar todos os seus serviços para atender as necessidades dos clientes. Um modelo de melhores práticas de Governança, como o ITIL®, garante o alinhamento da TI aos requisitos do negócio (Provedora de Serviços de TI) e envolve a alta administração da organização. Esse modelo ajuda a identificar processos e necessidades, com o objetivo de preparar as organizações para reduzir seus custos. Nesse projeto são apresentados os aspectos acerca da Governança de TI e o ITIL®, falando sobre sua origem, conceitos, principais processos, aplicação e benefícios do modelo. Este trabalho relata um estudo de caso de aplicação de governança em TI, utilizando uma ferramenta de auxílio denominada OCOMON. Após a implantação foi feita uma avaliação da referente às vantagens da implantação dos processos da ITIL® v3. O estudo tem como cenário as empresa Centrais Elétricas do Norte do Brasil – ELETRONORTE em Marabá/Pará, onde os resultados obtidos mostraram um grande salto de qualidade nos serviços de TI da organização.pt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Governança de Ti.pdf4,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI