Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Erilene Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-26T12:27:00Z-
dc.date.available2024-09-26T12:27:00Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSoares, Erilene Sousa. Análise do perfil dos docentes da cidade de Marabá quanto ao uso de ferramentas computacionais no ensino de Ciências Naturais. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297-
dc.description.abstractThe current society is characterize d by the technological advances such technologies are part of the daily life of many students and teachers, in this way it was aimed to make a survey about the u se of educational software by natural science teachers in the municipality of Marabá and how it can help In teaching and learning. To idealize the theoretical basis of this work, a questionnaire was used as a tool for data collection to the Natural Science s teachers of 25 schools in the municipality of Marabá in order to know the real situation in which the school and teachers are inserted when faced With proposals for the use of technological resources, its infrastructure and accessibility. As a result of these analyzes it can be observed that a good number of the Natural Sciences teachers of the City of Marabá have already used the software in their classes at least once but do not use them regularly it can be verified that there are still teachers who do not They are not able to use these resources in the classroom. In this way it is evidenced that it is very important the training of teachers for the use of new technologies in view of this we have a great challenge that is to implement the use of such tec hnologies in the school environment.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectBiologia Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores Formaçãopt_BR
dc.titleAnálise do perfil dos docentes da cidade de Marabá quanto ao uso de ferramentas computacionais no ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Adriano de Araújo-
dc.description.resumoA sociedade atual e caracterizada pelos avanços tecnológicos tais tecnologias fazem parte do cotidiano de muitos alunos e professores, desta maneira objetivou se efetuar um levantamento sobre a utilização de softwares educ ativos por professores de C iências N aturais no município de Marabá e como o mesmo pode auxiliar no ensino e aprendizagem. Para idealizar a fundamentação teórica deste trabalho, utilizou se como instrumento para coleta de dados um questionário aos professor es de Ciências Naturais de 25 escolas no município de Marabá com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola e professores está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos, sua infraestrutura e acessibilidade. C omo resultado dessas análises pode se observar que um bom número dos professores de Ciências Naturais da Cidade de Marabá já utilizou , pelo menos uma os softwares em suas aulas, poré m não os utiliza regularmente pode se constatar também que ainda exis tem professores que não conhecem tais ferramentas ou seja os mesmos não estão capacitados para utilizar estes recursos em sala de aula. Desta forma fica evidenciado que é muito importante a capacitação dos professores para o uso de novas tecnologias . Dia nte disso temos um grande desafio que é implementar o uso de tais tecnologias no meio escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Análise do perfil dos docentes.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI