Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do perfil dos docentes da cidade de Marabá quanto ao uso de ferramentas computacionais no ensino de Ciências Naturais |
Autor(es): | Soares, Erilene Sousa |
Primeiro Orientador: | Gomes, Adriano de Araújo |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | Soares, Erilene Sousa. Análise do perfil dos docentes da cidade de Marabá quanto ao uso de ferramentas computacionais no ensino de Ciências Naturais. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297>. Acesso em: |
Resumo: | A sociedade atual e caracterizada pelos avanços tecnológicos tais tecnologias fazem parte do cotidiano de muitos alunos e professores, desta maneira objetivou se efetuar um levantamento sobre a utilização de softwares educ ativos por professores de C iências N aturais no município de Marabá e como o mesmo pode auxiliar no ensino e aprendizagem. Para idealizar a fundamentação teórica deste trabalho, utilizou se como instrumento para coleta de dados um questionário aos professor es de Ciências Naturais de 25 escolas no município de Marabá com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola e professores está inserida ao se deparar com propostas de utilização de recursos tecnológicos, sua infraestrutura e acessibilidade. C omo resultado dessas análises pode se observar que um bom número dos professores de Ciências Naturais da Cidade de Marabá já utilizou , pelo menos uma os softwares em suas aulas, poré m não os utiliza regularmente pode se constatar também que ainda exis tem professores que não conhecem tais ferramentas ou seja os mesmos não estão capacitados para utilizar estes recursos em sala de aula. Desta forma fica evidenciado que é muito importante a capacitação dos professores para o uso de novas tecnologias . Dia nte disso temos um grande desafio que é implementar o uso de tais tecnologias no meio escolar. |
Abstract: | The current society is characterize d by the technological advances such technologies are part of the daily life of many students and teachers, in this way it was aimed to make a survey about the u se of educational software by natural science teachers in the municipality of Marabá and how it can help In teaching and learning. To idealize the theoretical basis of this work, a questionnaire was used as a tool for data collection to the Natural Science s teachers of 25 schools in the municipality of Marabá in order to know the real situation in which the school and teachers are inserted when faced With proposals for the use of technological resources, its infrastructure and accessibility. As a result of these analyzes it can be observed that a good number of the Natural Sciences teachers of the City of Marabá have already used the software in their classes at least once but do not use them regularly it can be verified that there are still teachers who do not They are not able to use these resources in the classroom. In this way it is evidenced that it is very important the training of teachers for the use of new technologies in view of this we have a great challenge that is to implement the use of such tec hnologies in the school environment. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2297 |
Palavras-chave: | Ensino auxiliado por computador Biologia Estudo e ensino Inovações tecnológicas Tecnologia educacional Professores Formação |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Análise do perfil dos docentes.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons