Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A importância da educação ambiental no ensino fundamental: estudo realizado com os professores da Escola de Ensino Fundamental Professora Doralice de Andrade Vieira localizada em Marabá no Estado do Pará |
metadata.dc.creator: | Lima, Juliana Silva Carvalho, Maria Geovane Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lourinho, Silvana Silvana |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | Lima, Juliana Silva. A importância da educação ambiental no ensino fundamental: estudo realizado com os professores da Escola de Ensino Fundamental Professora Doralice de Andrade Vieira localizada em Marabá no Estado do Pará / Juliana Silva Lima, Maria Geovane Costa Carvalho. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Marabá, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este TCC de graduação em Ciências Naturais foi realizado com uma pesquisa junto com os professores do 9º ano da Escola Professora Doralice de Andrade Vieira e teve como objetivo principal, identificar propostas de ensino aprendizagem na área de Educação Ambiental, aplicadas por professores do ensino Fundamental que visem à construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação e defesa do meio ambiente. Este estudo possui uma abordagem qualitativa e foi utilizado como instrumento de coleta de dados alguns questionários que foram respondidos pelos docentes. A pesquisa foi realizada nos meses iniciais do ano de 2016. Neste trabalho considerou-se o envolvimento da escola nas ações de educação ambiental no ensino fundamental, no sentido de que os professores consigam vencer desafios que certamente são enfrentados em sala de aula. A proposta aqui foi de buscar informações que venham subsidiar e contribuir para o trabalho dos professores de forma harmônica interdisciplinar entre as disciplinas distintas e a educação ambiental. Neste sentido, para obter um maior numero de informações, foi utilizado tais referenciais teóricos e metodológicos de diversificados autores que explanam sobre o referido tema como: (Rousseau (1995), Freire (1981), Dias (1992), Carvalho (1998) entre outros, a partir da análise de dados concluiu- se que os professores utilizam a temática de defesa do meio ambiente em suas aulas esporadicamente. pois o modelo de ensino aplicado comumente no ensino fundamental, muitas vezes dificulta a transversalidade. Portanto, acredita- se que a melhoria deste quadro implica em modificações estruturais, e como proposta de intervenção sugeri- se a formação permanente do quadro docente inserindo as temáticas transversais de forma interdisciplinar através de novas técnicas e novas metodologias de ensino em sala de aula. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2301 |
Keywords: | Educação ambiental (Ensino fundamental) - Estudo e ensino – Marabá (PA) Prática de ensino Formação de professores Meio Ambiente Interdisciplinaridade Formação permanente |
Appears in Collections: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A importância da Educação Ambiental.pdf | 926,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License