Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA |
metadata.dc.creator: | CHAVES, Artemisa de Jesus |
metadata.dc.contributor.advisor1: | POSSAS, Iris Maria Moura de |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | CHAVES, Artemisa de Jesus. O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho buscou identificar os significados presentes nas concepções dos alunos do Ensino Fundamental II, sobre o que é Ciência? O estudo também aborda a contextualização da Alfabetização Científica no ensino de Ciências, uma visão histórica e conceitual. Assim, compreender como a alfabetização científica tem sido trabalhada nas aulas de Ciências de Marabá-Pa. Ainda, foi possível interpretar, por meio da técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005), as concepções dos sujeitos por meio de relatos ingênuos, identificação de atitudes e interpretação. Ao desenvolver a pesquisa pela técnica com o método de pesquisa qualitativa de caráter construtivo-interpretativo que proporciona uma maior contextualização do ensino e aprendizagem de cada disciplina, resultando em diversos diálogos, que proporcionaram uma maior compreensão da visão de como conceber e/ou compreender as ciências, pois como resultado os alunos, em suma, consideram a ciência como: uma disciplina pois o primeiro contato com a Ciência é na escola; algo importante para a vida, pois a Ciências pois relação com as atividades diárias e cotidianas dos alunos e para a sociedade, para os alunos há uma grande relevância em discutir o papel da ciência na sociedade. Identifica-se a necessidade de valorizar a Alfabetização científica a partir de diálogos com os sujeitos da aprendizagem. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320 |
Keywords: | Alfabetização científica Ensino Fundamental II Ensino de Ciências |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-Artemisa de Jesus Chaves.pdf | 499,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License