Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA
metadata.dc.creator: CHAVES, Artemisa de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: POSSAS, Iris Maria Moura de
Issue Date: 2023
Citation: CHAVES, Artemisa de Jesus. O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho buscou identificar os significados presentes nas concepções dos alunos do Ensino Fundamental II, sobre o que é Ciência? O estudo também aborda a contextualização da Alfabetização Científica no ensino de Ciências, uma visão histórica e conceitual. Assim, compreender como a alfabetização científica tem sido trabalhada nas aulas de Ciências de Marabá-Pa. Ainda, foi possível interpretar, por meio da técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005), as concepções dos sujeitos por meio de relatos ingênuos, identificação de atitudes e interpretação. Ao desenvolver a pesquisa pela técnica com o método de pesquisa qualitativa de caráter construtivo-interpretativo que proporciona uma maior contextualização do ensino e aprendizagem de cada disciplina, resultando em diversos diálogos, que proporcionaram uma maior compreensão da visão de como conceber e/ou compreender as ciências, pois como resultado os alunos, em suma, consideram a ciência como: uma disciplina pois o primeiro contato com a Ciência é na escola; algo importante para a vida, pois a Ciências pois relação com as atividades diárias e cotidianas dos alunos e para a sociedade, para os alunos há uma grande relevância em discutir o papel da ciência na sociedade. Identifica-se a necessidade de valorizar a Alfabetização científica a partir de diálogos com os sujeitos da aprendizagem.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320
Keywords: Alfabetização científica
Ensino Fundamental II
Ensino de Ciências
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Artemisa de Jesus Chaves.pdf499,81 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI