Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA
Autor(es): CHAVES, Artemisa de Jesus
Primeiro Orientador: POSSAS, Iris Maria Moura de
Data do documento: 2023
Citação: CHAVES, Artemisa de Jesus. O que é Ciência afinal? o sentido de Ciências dos alunos em uma escola de ensino fundamental no município de Marabá - PA. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320. Acesso em:
Resumo: Este trabalho buscou identificar os significados presentes nas concepções dos alunos do Ensino Fundamental II, sobre o que é Ciência? O estudo também aborda a contextualização da Alfabetização Científica no ensino de Ciências, uma visão histórica e conceitual. Assim, compreender como a alfabetização científica tem sido trabalhada nas aulas de Ciências de Marabá-Pa. Ainda, foi possível interpretar, por meio da técnica de análise de conteúdo desenvolvida por Moreira, Simões e Porto (2005), as concepções dos sujeitos por meio de relatos ingênuos, identificação de atitudes e interpretação. Ao desenvolver a pesquisa pela técnica com o método de pesquisa qualitativa de caráter construtivo-interpretativo que proporciona uma maior contextualização do ensino e aprendizagem de cada disciplina, resultando em diversos diálogos, que proporcionaram uma maior compreensão da visão de como conceber e/ou compreender as ciências, pois como resultado os alunos, em suma, consideram a ciência como: uma disciplina pois o primeiro contato com a Ciência é na escola; algo importante para a vida, pois a Ciências pois relação com as atividades diárias e cotidianas dos alunos e para a sociedade, para os alunos há uma grande relevância em discutir o papel da ciência na sociedade. Identifica-se a necessidade de valorizar a Alfabetização científica a partir de diálogos com os sujeitos da aprendizagem.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2320
Palavras-chave: Alfabetização científica
Ensino Fundamental II
Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Aparece nas coleções:FAQUIM – Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Artemisa de Jesus Chaves.pdf499,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI