Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2323
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | KIT experimental “a serpente de faraó” para despertar o interesse em química |
metadata.dc.creator: | BRANDÃO, Shirlene Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Simone Yasue Simote |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BRANDÃO, Shirlene Oliveira. KIT experimental “a serpente de faraó” para despertar o interesse em química. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2323 |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo de química é muito importante para a sociedade, visto que seus conhecimentos estão presentes em muitos aspectos à nossa volta, desde o ar que respiramos até os alimentos que ingerimos. O estudo de química envolve a resolução de problemas complexos através da aplicação de conhecimentos científicos a situações reais. O ensino-aprendizagem de química enfrenta algumas dificuldades, e uma delas é a falta de recursos. Atualmente, muitas escolas não têm acesso a equipamentos, materiais e estruturas necessárias para um ensino de qualidade. Nesse contexto, os bolsistas do sub-programa PIBID – Licenciatura em Química/2018 da Unifesspa, desenvolveram kits experimentais, visando minimizar essa problemática. Dentre os kits desenvolvidos no subprojeto, o presente trabalho relata a prática experimental do kit denominado “A serpente de faraó”, que envolve o assunto de química orgânica. O experimento foi apresentado em diferentes locais como, Ciências na Praça, II Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará, também na Tribo indígena Parkatêjê e nas escolas públicas participantes do projeto. Durante a aplicação, foi observado que as pessoas da comunidade, bem como os alunos das escolas públicas, estavam concentrados nas práticas e explicações. A participação no projeto trouxe grandes aprendizados, dentre os quais pode-se citar que os experimentos de química orgânica aproximou muito a teoria com a prática aos alunos do ensino médio; que o kit experimental pode ser levado ao alcance de toda comunidade e principalmente a importância da prática docente logo no início da graduação do curso de licenciatura em Química. Dessa forma, o trabalho teve um impacto positivo, tanto para os bolsistas participantes do sub-projeto, como das pessoas que tiveram contato com essa experiência. |
Abstract: | The study of chemistry is very important for society, as its knowledge is present in many aspects around us, from the air we breathe to the food we eat. The study of chemistry involves solving complex problems by applying scientific knowledge to real situations. Chemistry teaching-learning faces some difficulties, and one of them is the lack of resources. Currently, many schools do not have access to equipment, materials and structures necessary for quality teaching. In this context, the scholarship holders of the sub-program PIBID – Degree in Chemistry/2018 from Unifesspa, developed experimental kits, aiming to minimize this problem. Among the kits developed in the subproject, the present work reports the experimental practice of the kit called “A serpent de faraó”, which involves the subject of organic chemistry. The experiment was presented in different places, such as Sciences in the Square, II Scientific Exhibition of the South and Southeast of Pará, I Science Fair of Marabá, also in the Parkatêjê indigenous tribe and in the public schools participating in the project. During the application, it was observed that people from the community, as well as public school students, were focused on practices and explanations. Participation in the project brought great learning, among which it can be mentioned that the organic chemistry experiments brought theory and practice very close to high school students; that the experimental kit can be made available to the entire community and, above all, the importance of teaching practice right at the beginning of the undergraduate course in Chemistry. In this way, the work had a positive impact, both for the scholarship holders participating in the sub-project, and for the people who had contact with this experience. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2323 |
Keywords: | Química - estudo e ensino – Marabá (PA) Química orgânica Química – aprendizagem experimental PIBID |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ KIT experimental “a serpente de faraó.pdf | 12,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License