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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2326
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sequência didática sobre matéria e substâncias: desenvolvimento, aplicação e análise de sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem |
Autor(es): | SILVA, Raígos Paiva da |
Primeiro Orientador: | SOUZA, Adriane Damasceno Vieira de |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | Silva, Raígos Paiva da. Sequência didática sobre matéria e substâncias: desenvolvimento, aplicação e análise de sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem. 2023.48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura em Química, Marabá, 2023. Disponível em:http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2326. Acesso em: |
Resumo: | Grande parte dos alunos do ensino médio têm dificuldades em contextualizar e relacionar os conhecimentos químicos com sua vida cotidiana. Nesse contexto, a fim de superar esses obstáculos impostos pelo ensino tradicional, tem-se desenvolvido a necessidade de captar a atenção do aluno para gerar disposição para o aprendizado. Dessa forma, é necessário a utilização de metodologias alternativas que façam o ensino de química se tornar cada vez mais significativo para o aluno. Pensando nisso, o presente trabalho desenvolveu uma sequência didática com foco no tema matéria e substâncias. Na construção desta sequência didática, foram incluídos diferentes recursos metodológicos, com o intuito de despertar no aluno um maior interesse pela disciplina de química, bem como torná-los mais participativos e ativos no processo de construção do conhecimento. A sequência didática foi organizada para ser trabalhada em 4 aulas com dois horários de 45 minutos cada, e foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Gaspar Vianna, em 4 turmas de 1º ano. A análise dos resultados indicou que a metodologia teve sucesso em despertar o interesse dos alunos para a disciplina de química, além de comprovar a efetividade do uso de jogos e atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem, o que impõe a constatação de que o uso de sequências didáticas eleva a qualidade do ensino de química. |
Abstract: | A large portion of high school students struggle to contextualize and relate chemical knowledge to their everyday lives. In this context, in order to overcome the obstacles imposed by traditional education, there has been a growing need to capture students' attention and generate a willingness to learn. Thus, the use of alternative methodologies that make chemistry education increasingly meaningful for students has become essential. With this in mind, the present study developed a didactic sequence focused on the theme of matter and substances. In constructing this didactic sequence, various methodological resources were included with the aim of igniting greater interest in the subject of chemistry among students and making them more engaged and active in the process of knowledge construction. The didactic sequence was designed to span 4 classes, each with two 45-minute periods, and it was implemented at the Dr. Gaspar Vianna State High School across 4 freshman classes. The analysis of the results indicated that the methodology succeeded in sparking students' interest in the subject of chemistry. Additionally, it confirmed the effectiveness of using games and experimental activities in the teaching and learning process, leading to the conclusion that the use of didactic sequences enhances the quality of chemistry education. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2326 |
Palavras-chave: | Química (Ensino médio) – Estudo e ensino Química – Metodologia Ensino Prática de ensino Didática |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Faculdade de Química |
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