Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Mayara Thays de Araujo-
dc.date.accessioned2024-09-26T19:12:21Z-
dc.date.available2024-09-26T19:12:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALVES, Mayara Thays de Araujo. Mundo da Química (MQ): Elaboração e análise de um podcast como recurso metodológico para o ensino de química. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2339. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2339-
dc.description.abstractThe Podcast can be understood as a digital tool in audio format, which has enormous potential for education, since with technological growth, the need arises to work with different contents in a more interactive way, based on the use of strategies and dynamics throughout the teaching- learning process. This resource can be applied in the school context, both in a hybrid way to complement classes or in person through different learning methodologies, where the student can be a producer or listener of the material. Therefore, the present work aims to analyze the feasibility of the podcast as a methodological resource for teaching chemistry, and through this analysis, a mapping of several podcast channels was carried out, taking into account its potential for the chemistry learning. Based on these analyses, a podcast channel called Mundo da Química was created, where this material was tested and evaluated by newly graduated teachers and students of the undergraduate course in chemistry, with the aim of identifying the benefits of this method. In summary, it is understood that the results obtained show that between the years 2018 to 2022 there was an increase in the elaboration of Podcasts aimed at teaching chemistry, and that this resource is easy to access and produce, since the technology is part of the reality of students and teachers. The material developed stood out in relation to the methodology presented, since the meaning of chemical concepts is constructed through social interaction and the podcast presented a good part of the contents in a dialogic and objective way.pt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectRegistros sonorospt_BR
dc.subjectTecnologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.titleMundo da Química (MQ): Elaboração e análise de um podcast como recurso metodológico para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ALENCAR, Wagner Soares de-
dc.description.resumoO Podcast pode ser compreendido como uma ferramenta digital em formato de áudio, que apresenta um enorme potencial para a educação, uma vez que com o crescimento tecnológico, surge a necessidade de trabalhar diversos conteúdos de forma mais interativa, a partir da utilização de estratégias e dinâmicas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse recurso pode ser aplicado no contexto escolar, tanto de forma híbrida para complementar as aulas ou de forma presencial através de diferentes metodologias de aprendizado, onde o aluno pode ser produtor ou ouvinte do material. Sendo assim, o presente trabalho tem a finalidade de analisar a viabilidade do podcast como um recurso metodológico para o ensino de química, e por meio dessa análise, foi realizado um mapeamento de diversos canais de podcast, levando em conta o potencial do mesmo para a aprendizagem em química. Com base nessas análises, elaborou-se um canal de podcast chamado Mundo da Química, onde esse material foi testado e avaliado por professores recém-formados e discentes do curso de licenciatura em química, com o intuito de identificar os benefícios deste método. Em síntese, compreende-se que os resultados obtidos mostram que entre os anos 2018 a 2022 houve um crescimento na elaboração de Podcast voltados para o ensino de química, e que esse recurso é de fácil acesso e produção, visto que a tecnologia faz parte da realidade de alunos e professores. O material desenvolvido se destacou em relação a metodologia apresentada, uma vez que o significado dos conceitos químicos é construído através da interação social e o podcast apresentou boa parte dos conteúdos de forma dialogada e objetiva.pt_BR
Aparece nas coleções:FAQUIM – Faculdade de Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mundo da Química .pdf19,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI