Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Jogos didáticos: uma proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | TORRES, Luana Matos |
Primeiro Orientador: | GORDO, Sheila Maysa da Cunha |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | TORRES, Luana Matos. Jogos didáticos: uma proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349. Acesso em: |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições jogos didáticos como proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, essa pesquisa constitui-se em uma abordagem quantitativa, descritiva pautada em uma revisão da literatura. Os resultados evidenciam que uso de jogos didáticos deve fazer parte dos recursos de ensino, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aula, tem custo reduzido e promovem o processo ensino- aprendizagem de forma estimulante, com o desenvolvimento das relações sociais, da curiosidade e do desejo para adquirir mais conhecimento. A utilização de jogos didáticos para ensinar genética contribui diretamente na aprendizagem dos alunos e torna o ensino significativo. Portanto, os jogos são alternativas viáveis para o processo de ensino aprendizagem, já que fornecem um ambiente motivador, planejado e enriquecido com o lúdico, entretanto a simples implementação de um jogo não garante a aprendizagem; para isso ele precisa ser educativo, pensado e planejado. Concluem-se, os jogos didáticos auxiliam na compreensão e integração de conceitos, são práticos, promovem o aprendizado levando as relações sociais em consideração, estimula a curiosidade, o raciocínio e mediam o aprendizado através da resolução de problemas. Não há dúvidas de que são ferramentas úteis para a sedimentação do conhecimento e para o aprendizado significativo. Afirmam-se como metodologias mais democráticas que respeitam a individualidade dos alunos, o contexto social e a atuação do professor em sala de aula. |
Abstract: | This research aims to analyze the contributions of didactic games as a playful proposal for teaching genetics in the 9th year of Elementary School. Therefore, this research constitutes a quantitative, descriptive approach based on a literature review. The results show that the use of didactic games should be part of teaching resources, as they are practical, easy to use in classrooms, have a reduced cost and promote the teaching-learning process in a stimulating way, with the development of social relationships, curiosity and the desire to acquire more knowledge. The use of didactic games to teach genetics directly contributes to student learning and makes teaching meaningful. Therefore, games are viable alternatives for the teaching- learning process, as they provide a motivating, planned and playful environment, however the simple implementation of a game does not guarantee learning; for this it needs to be educational, thought out and planned. In conclusion, educational games help in the understanding and integration of concepts, are practical, promote learning by taking social relationships into consideration, stimulate curiosity, reasoning and mediate learning through problem solving. There is no doubt that they are useful tools for the sedimentation of knowledge and for meaningful learning. They claim to be more democratic methodologies that respect the individuality of students, the social context and the teacher's role in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349 |
Palavras-chave: | Genética - Estudo e ensino Ciência - Estudo e ensino Jogos educativos Jogos no ensino de ciências Aprendizagem |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Aparece nas coleções: | FAQUIM – Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Luana Matos Torres.pdf | 588,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons