Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Jogos didáticos: uma proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: TORRES, Luana Matos
metadata.dc.contributor.advisor1: GORDO, Sheila Maysa da Cunha
Issue Date: 2023
Citation: TORRES, Luana Matos. Jogos didáticos: uma proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Marabá, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições jogos didáticos como proposta lúdica para o ensino de genética no 9º ano do Ensino Fundamental. Desse modo, essa pesquisa constitui-se em uma abordagem quantitativa, descritiva pautada em uma revisão da literatura. Os resultados evidenciam que uso de jogos didáticos deve fazer parte dos recursos de ensino, pois são práticos, de fácil manipulação nas salas de aula, tem custo reduzido e promovem o processo ensino- aprendizagem de forma estimulante, com o desenvolvimento das relações sociais, da curiosidade e do desejo para adquirir mais conhecimento. A utilização de jogos didáticos para ensinar genética contribui diretamente na aprendizagem dos alunos e torna o ensino significativo. Portanto, os jogos são alternativas viáveis para o processo de ensino aprendizagem, já que fornecem um ambiente motivador, planejado e enriquecido com o lúdico, entretanto a simples implementação de um jogo não garante a aprendizagem; para isso ele precisa ser educativo, pensado e planejado. Concluem-se, os jogos didáticos auxiliam na compreensão e integração de conceitos, são práticos, promovem o aprendizado levando as relações sociais em consideração, estimula a curiosidade, o raciocínio e mediam o aprendizado através da resolução de problemas. Não há dúvidas de que são ferramentas úteis para a sedimentação do conhecimento e para o aprendizado significativo. Afirmam-se como metodologias mais democráticas que respeitam a individualidade dos alunos, o contexto social e a atuação do professor em sala de aula.
Abstract: This research aims to analyze the contributions of didactic games as a playful proposal for teaching genetics in the 9th year of Elementary School. Therefore, this research constitutes a quantitative, descriptive approach based on a literature review. The results show that the use of didactic games should be part of teaching resources, as they are practical, easy to use in classrooms, have a reduced cost and promote the teaching-learning process in a stimulating way, with the development of social relationships, curiosity and the desire to acquire more knowledge. The use of didactic games to teach genetics directly contributes to student learning and makes teaching meaningful. Therefore, games are viable alternatives for the teaching- learning process, as they provide a motivating, planned and playful environment, however the simple implementation of a game does not guarantee learning; for this it needs to be educational, thought out and planned. In conclusion, educational games help in the understanding and integration of concepts, are practical, promote learning by taking social relationships into consideration, stimulate curiosity, reasoning and mediate learning through problem solving. There is no doubt that they are useful tools for the sedimentation of knowledge and for meaningful learning. They claim to be more democratic methodologies that respect the individuality of students, the social context and the teacher's role in the classroom.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2349
Keywords: Genética - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Jogos educativos
Jogos no ensino de ciências
Aprendizagem
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Appears in Collections:FAQUIM – Ciências Naturais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Luana Matos Torres.pdf588,48 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI