Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2352
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores de química na cidade de Marabá-PA, Amazônia Oriental |
metadata.dc.creator: | SILVA, Débora Cardoso |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Claudio Emídio |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | SILVA, Débora Cardoso. O Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores de química na cidade de Marabá-PA, Amazônia Oriental. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Química, Curso de Licenciatura Plena em Química, Marabá, 2022. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2352. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Os anos escolares iniciais têm um grande papel na formação do conhecimento de crianças e adolescentes, no entanto, esses saberes ficam limitados apenas ao que se considera relevante para um sistema que foi criado para que o indivíduo não desenvolva o seu próprio pensamento crítico. É bastante frequente nas escolas a presença de um ensino descontextualizado, que não tem um olhar voltado para a realidade do educando, dificultando a absorção dos conhecimentos, a compreensão das informações fornecidas e em qual contexto o discente aproveitará o que foi aprendido. Além disso, o ensino descontextualizado impossibilita que o educando consiga debater a respeito das questões voltadas para uso da tecnologia, avanços na ciência e em como elas impactam na vida de todos. Visto que há a necessidade de refletir, discutir e aplicar novas ideias em relação à forma de educar, destaca-se a importância do Movimento/Abordagem CTS/CTSA como uma possibilidade bastante promissora, pois esta envolve professores e alunos em discussões democráticas sobre aspectos importantes que estão ligados tanto à ciência como a tecnologia, que está presente na vida de todos, influencia a sociedade e traz consequências para o meio ambiente. Além disso, as concepções relacionadas ao Professor Reflexivo, podem ajudar a melhor desenvolver a educação e o ensino de ciências/química. Diante do exposto, o presente trabalho relata as experiências vividas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), com foco nas atividades desenvolvidas com turmas de primeiro ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Plinio Pinheiro, localizada no Núcleo da Marabá Pioneira, Pará, Amazônia Oriental, sendo esta, a única escola de ensino médio público nessa parte da cidade. Buscou-se apresentar as instalações e recursos que a instituição possui e também avaliar o efeito da inserção do PRP na formação inicial dos licenciandos em química, interligando-o principalmente com o Movimento/Abordagem CTS/CTSA, e em como ele pode ser utilizado como ferramenta de melhoria no processo de ensino-aprendizagem, discutir sobre a relação entre a universidade e as escolas públicas da região, metodologias e dinâmicas utilizadas, e também fazer uso das concepções do Professor Reflexivo. Diversas complexidades foram encontradas. É de conhecimento de todos que ainda há um caminho longo a ser trilhado. Apesar disso, ao exercitar o processo de contextualização, pelo Movimento/Abordagem CTS/CTSA e das concepções do Professor Reflexivo torna-se possível discutir sobre o processo de formação inicial de professores, e pode-se chegar à resolução de algumas dessas complexidades, como: a falta de interesse pelo estudo de ciências-química, a evasão nas escolas, a não aplicação dos conhecimentos e conceitos de ciências-química pelos educandos, entre outros. Este estudo mostrou que o Programa Residência Pedagógica é de suma importância para a formação dos licenciados de química, mas que ainda é preciso uma maior aproximação das teorias que envolvem o Movimento/Abordagem CTS/CTSA e das concepções do Professor Reflexivo, que são perspectivas imprescindíveis para se trabalhar os conhecimentos científicos na escola pública. |
Abstract: | The early school years have a great role in the formation of knowledge of children and adolescents; however, this knowledge is limited only to what is considered relevant for a system that was created so that the individual does not develop his own critical thinking. The presence of a decontextualized teaching is quite frequent in schools, which does not have a look at the reality of the student, making it difficult to absorb knowledge, understand the information provided and in which context the student will take advantage of what has been learned. In addition, decontextualized teaching makes it impossible for the student to be able to debate issues related to the use of technology, advances in science and how they impact everyone's lives. Since there is a need to reflect, discuss and apply new ideas in relation to the way of educating, the importance of the CTS/CTSA Movement/Approach is highlighted as a very promising possibility, as it involves teachers and students in democratic discussions about important aspects. that are linked to both science and technology, which is present in everyone's lives, influences society and has consequences for the environment. In addition, concepts related to the Reflective Teacher can help to better develop science/chemistry education and teaching. In view of the above, the present work reports the experiences lived in the Pedagogical Residency Program (PRP), focusing on the activities developed with first-year classes, at the Plinio Pinheiro State High School, located in the Núcleo da Marabá Pioneira, Pará, Amazon Oriental, this being the only public high school in that part of the city. We sought to present the facilities and resources that the institution has and also to evaluate the effect of the insertion of the PRP in the initial training of undergraduates in chemistry, interconnecting it mainly with the CTS/CTSA Movement/Approach, and how it can be used as a tool to improve the teaching-learning process, discuss the relationship between the university and public schools in the region, methodologies and dynamics used, and also make use of the Reflexive Professor's conceptions. Several complexities were encountered. It is common knowledge that there is still a long way to go. Nevertheless, by exercising the contextualization process, through the CTS/CTSA Movement/Approach and the Reflective Teacher's conceptions, it becomes possible to discuss the process of initial teacher training, and one can reach the resolution of some of these complexities, such as: lack of interest in the study of science-chemistry, dropout in schools, nonapplication of knowledge and concepts of science-chemistry by students, among others. This study showed that the Pedagogical Residency Program is of paramount importance for the training of chemistry graduates, but that there is still a need for a closer approximation of the theories that involve the CTS/CTSA Movement/Approach and the conceptions of the Reflective Teacher, which are essential perspectives. to work on scientific knowledge in public schools. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2352 |
Keywords: | Química - Estudo e ensino Ciência - Estudo e ensino Professores de química - Formação Educação - Estudo e ensino (Estágio) |
Appears in Collections: | FAQUIM – Faculdade de Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Débora Cardoso Silva.pdf | 887,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License