Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/235
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Officekids: um protótipo de um software para auxiliar na inclusão sócio-digital de crianças com síndrome de Asperger |
Autor(es): | OLIVEIRA, Deiliane Mendanha da Silva SOUZA, Raissa Santos de |
Primeiro Orientador: | VIEIRA, Alex de Souza |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | OLIVEIRA, Deiliane Mendanha da Silva; SOUZA, Raissa Santos de. Officekids: um protótipo de um software para auxiliar na inclusão sócio-digital de crianças com síndrome de Asperger. 2014. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Geociências e Engenharias, Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Marabá, 2014. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/235>. Acesso em: |
Resumo: | Apesar das dificuldades que as crianças com autismo possuem, elas têm seus direitos resguardados por um conjunto de legislações para exercerem todas as atividades que lhes forem possíveis. Existem diferentes estudos voltados para a inclusão social de pessoas com autismo, no entanto, há uma grande escassez em relação à sua efetiva inclusão digital. Diante deste cenário, foi desenvolvido, neste trabalho um protótipo de um software que pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio para auxiliar crianças autistas no processo de inclusão sócio-digital. Em particular, esse protótipo destina-se a crianças com a síndrome de Asperger, uma vez que o foco da ferramenta é explorar os principais recursos de programas básicos de computadores como, por exemplo, editores de textos, planilhas eletrônicas e editores de apresentações, enriquecidos com elementos multimídia conferindo-lhe um caráter lúdico. O protótipo desenvolvido, intitulado OfficeKids, baseia-se nos métodos de ensino ABA e TEACCH, e reflete a importância da inclusão social e digital para pessoas com autismo ou com certas limitações. Neste trabalho, encontra-se também uma avaliação heurística do protótipo, visando a identificação dos pontos fortes e fracos sobre a sua usabilidade, o que possibilitou obter resultados positivos em relação ao protótipo. |
Abstract: | Despite the difficulties that autistic children have, they have their rights safeguarded by a set of laws to carry out all the activities that are possible to them. There are different studies on the social inclusion of people with autisms, however, there is a great scarcity in relation to its effective digital inclusion. Face of this scenario, was developed in this work a prototype of software that can be used as a support tool to assist autistic children in social and digital inclusion process. In particular, this prototype is intended for children with Asperger's syndrome, once the focus is to explore the tool main basic features such as computer programs, for example, text editors, spreadsheets and presentations editors, enriched with multimedia elements giving it a playful character. The prototype called Office Kids, based on the teaching methods ABA and TEACCH and reflects the importance of social and digital inclusion for autistic people or with certain limitations. This work is also found in a heuristic evaluation of the prototype, aiming to identify the strengths and weaknesses of its usability, making it possible to obtain positive results in relation to the prototype. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/235 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO |
Palavras-chave: | Síndrome de Asperger OfficeKids Protótipo Inclusão sócio-digital |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FACEEL - Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Officekids um protótipo de um software para auxiliar na inclusão sócio-digital.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons