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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2379
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Modernização e identidade territorial quilombola de Umarizal, Baião-PA |
metadata.dc.creator: | TRINDADE, Lucas Lopes da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Marcos Alexandre Pimentel da |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | TRINDADE, Lucas Lopes da. Modernização e identidade territorial quilombola de Umarizal, Baião-PA. 2024. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Geografia, Curso de Bacharelado em Geografia, Marabá, 2024. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2379. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O campo empírico de estudo deste TCC é a comunidade quilombola de Umarizal, no município de Baião, estado do Pará. A questão central da pesquisa foi construída em torno de compreender a relação entre a introdução de elementos da modernização do território nessa realidade – como a construção da UHE Tucuruí, a abertura da Br-422, a universalização do acesso à energia elétrica, o acesso à internet e a interação com as mídias sociais – e a construção da identidade territorial quilombola no contexto daquela comunidade, tendo como referência para a análise o estudo do Samba de Cacete e do Festival Quilombola de Umarizal. Diante disso, questionamos: como a comunidade lida com a preservação de suas tradições, práticas culturais e valores ancestrais diante das mudanças anunciadas com a “chegada da modernidade” em seu território? A hipótese com a qual trabalhamos foi a de que a realização destas festividades tem incorporado cada vez mais as mídias sociais, apontando para um papel considerável dessas ferramentas na mediação de práticas culturais como as festividades, ao invés de simplesmente “perder” suas tradições e identidade. Em termos de método de interpretação, a opção foi pelos princípios do materialismo histórico-dialético, incorporando na análise o papel da história na compreensão e explicação das estruturas sociais e de suas influências ao longo do tempo. O caráter da pesquisa é qualitativo e envolveu a realização de levantamento bibliográfico e documental e de trabalho de campo, com a realização de observação participante e de entrevistas semiestruturadas. Após organização e discussão dos dados coletados, é possível afirmar que os elementos de modernização do território, que se fazem presentes em Umarizal, concorrem para a valorização, o reforço e a projeção da identidade territorial dessa comunidade, principalmente porque mulheres negras e homens negros, ao se reconhecerem como quilombolas, constroem a partir daí todo um processo de apropriação de parte dessa modernidade, como a internet e as mídias sociais, processo esse no qual se elas e eles colocam na posição de sujeitos de direitos, territoriais e espaciais. Trata-se muito mais de um verdadeiro processo de apropriação dos elementos da modernidade que historicamente foram instalados em seus territórios, uma apropriação que é efetuada desde o contexto do quilombo de Umarizal e que desempenhou e desempenha um papel crucial na mediação, reprodução e consolidação dessa identidade, ao promover a conectividade e a difusão das práticas culturais, como o Samba de cacete e o Festival Quilombola. |
Abstract: | The empirical field of study of this TCC is the quilombola community of Umarizal, in the municipality of Baião, state of Pará. The central question of the research was built around understanding the relationship between the introduction of elements of the modernization of the territory in this reality – such as the construction of the Tucuruí HPP, the opening of the Br422, the universalization of access to electricity, access to the internet and interaction with social media – and the construction of quilombola territorial identity in the context of that community, having as reference for the analysis the study of Samba de Cacete and the Quilombola Festival of Umarizal. In view of this, we ask: how does the community deal with the preservation of its traditions, cultural practices and ancestral values in the face of the changes announced with the "arrival of modernity" in its territory? The hypothesis we worked with was that the realization of these festivities has increasingly incorporated social media, pointing to a considerable role of these tools in mediating cultural practices such as festivities, rather than simply "losing" their traditions and identity. In terms of method of interpretation, the choice was for the principles of historical-dialectical materialism, incorporating into the analysis the role of history in understanding and explaining social structures and their influences over time. The nature of the research is qualitative and involved a bibliographic and documentary survey and fieldwork, with participant observation and semi-structured interviews. After organizing and discussing the data collected, it is possible to affirm that the elements of modernization of the territory, which are present in Umarizal, contribute to the valorization, reinforcement and projection of the territorial identity of this community, mainly because black women and black men, by recognizing themselves as quilombolas, build from there a whole process of appropriation of part of this modernity. such as the internet and social media, a process in which they place themselves in the position of subjects of territorial and spatial rights. It is much more a true process of appropriation of the elements of modernity that have historically been installed in their territories, an appropriation that is carried out from the context of the quilombo of Umarizal and that has played and continues to play a crucial role in the mediation, reproduction and consolidation of this identity, by promoting connectivity and the diffusion of cultural practices. such as Samba de Cacete and the Quilombola Festival |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2379 |
Keywords: | Quilombos – Baião (PA) Quilombolas - Identidade racial Festivais Cultura afro-brasileira - Preservação |
metadata.dc.source: | Disponível em arquivo PDF |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
Appears in Collections: | Curso de Geografia |
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