Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2397
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Possibilidades de uma sequência didática no campo da geometria plana para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. |
metadata.dc.creator: | PEIXOTO, Denise Garcia Kozlowski |
metadata.dc.contributor.advisor1: | EVANGELISTA, Cristiane Johann |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | PEIXOTO, Denise Garcia Kozlowski. Possibilidades de uma sequência didática no campo da geometria plana para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Engenharia do Araguaia, Faculdade de Ciências Exatas, Curso de Licenciatura em Matemática, Santana do Araguaia, 2023. Disponível em: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2397 Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa realizou um trabalho investigativo, de caráter qualitativo, a respeito da utilização de uma sequência didática para o ensino de Geometria Plana em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Neste estudo, a busca partiu de inquietações da autora mediante a preocupação dos conteúdos de Geometria não serem ministrados de forma consistente, dada a constatação de que muitos concluem o Ensino Fundamental sem as noções básicas desse assunto. A Geometria está presente em todo o nosso cotidiano e suas aplicações é muito importante em diversas profissões como Engenharia Civil, Arquitetura, Marcenaria, entre outras. A natureza da pesquisa é do tipo pesquisa básica, visto que nesse caso a finalidade é ampliar o conhecimento sobre o assunto. Do ponto de vista dos objetivos é exploratória, pois a princípio busca-se obter mais informações sobre o assunto estudado. Com relação aos procedimentos técnicos, trata-se de pesquisa de campo, uma vez que foi necessário produzir dados junto aos estudantes a partir da aplicação de uma sequência didática. As atividades propostas tiveram como intuito introduzir de maneira prática o ensino da Geometria Plana, com os conceitos básicos e os cálculos de áreas e perímetros de figuras planas para o 9º (nono) ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita e, além disso, por meio deste trabalho, apresentamos uma proposta diferente de ensino de Geometria Plana para a comunidade de educadores na região de Santana do Araguaia - PA. Para isso, elaboramos esse produto educacional composto de cinco atividades investigativas, de modo a conduzir os alunos de maneira intuitiva aprender o conteúdo. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso trouxe uma nova forma criativa de ensinar Geometria, aliando a realidade do aluno, e desta forma, acreditamos que a educação pode transformar os alunos em indivíduos que vão ser participativos e relacionar os conhecimentos aprendidos com a sociedade em que estão inseridos. |
Abstract: | This research carried out investigative work, of a qualitative nature, regarding the use of a didactic sequence for teaching Flat Geometry to students in the 9th year of Elementary School. In this study, the search came from the author's concerns regarding the concern that Geometry contents were not taught consistently, given the observation that many complete Elementary School without the basic notions of this subject. Geometry is present throughout our daily lives and its applications are very important in various professions such as Civil Engineering, Architecture, Carpentry, among others. The nature of the research is basic research, since in this case the purpose is to expand knowledge on the subject. From the point of view of objectives, it is exploratory, as initially the aim is to obtain more information about the subject studied. Regarding technical procedures, this is field research, since it was necessary to produce data with students through the application of a didactic sequence. The proposed activities were intended to introduce in a practical way the teaching of Plane Geometry, with the basic concepts and calculations of areas and perimeters of plane figures for the 9th (ninth) year of Elementary School at Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita and , in addition, through this work, we present a different proposal for teaching Flat Geometry for the community of educators in the region of Santana do Araguaia - PA. To this end, we created this educational product made up of five investigative activities, in order to guide students in an intuitive way to learn the content. Therefore, this course completion work brought a new creative way of teaching Geometry, combining the student's reality, and in this way, we believe that education can transform students into individuals who will be participative and relate the knowledge learned with society in which they are inserted. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/2397 |
Keywords: | Matemática – Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem centrada no aluno Tecnologia educacional Métodos interativos (Matemática) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International |
Appears in Collections: | Curso de Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_DENISE GARCIA KOZLOWSKI.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License