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http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/267
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Transição dúctil-frágil do aço naval ASTM A 131 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Juliana Rodrigues da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MARQUES, Luís Fernando Nazaré |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | SILVA, Juliana Rodrigues da. Transição dúctil-frágil do aço naval ASTM A 131. 2013. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Engenharia de Materiais, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/267>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A indústria naval se apresenta bastante avançada em termos de construção, desenvolvimento de materiais e em relação ao estudo de novos processos de fabricação. Quando se trata de aços aplicados à indústria naval, claramente é identificado nesse cenário o aço ASTM A131, empregado na construção de plataformas marítimas de extração de petróleo, em embarcações de médio e grande porte, o qual apresenta alta resistência, boa tenacidade, bem como boa soldabilidade. Neste trabalho a transição do comportamento dúctil-frágil do aço naval ASTM A131 Grau A foi levantado realizando ensaios de impacto Charpy em variadas temperaturas. O ensaio foi realizado em corpos de prova padronizados, em conformidade com a norma ASTM E23, submetidos a temperaturas, compreendidas entre 200ºC e -50 ºC.A curva de energia absorvida em função da temperatura possibilitou a determinação de parâmetros do material e dessa faixa de temperatura na qual esse material sofre alteração de dúctil para frágil. A medida da variação da resistência ao impacto com a temperatura e as características da superfície de fratura analisadas, usando a técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Estereomicroscopia, foram utilizadas como uma forma de se determinar a existência dessa transição dúctil-frágil no aço. |
Abstract: | The shipbuilding industry appears quite advanced in terms of construction, materials development and in relation to the study of new manufacturing processes. When it comes to steel applied to the shipping industry, is clearly identified in this scenario the ASTM A131 steel, used in the construction of offshore oil drilling in vessels of medium and large, which has high strength, good toughness, and good weldability. In this work the transition from ductile-brittle behavior of ship steel ASTM A131 Grade A was lifted performing Charpy impact tests at various temperatures. The assay was performed in standardized specimens in accordance with ASTM E23, which were subjected to various temperatures between 200 ° C and -50 ° C. The curve of energy absorbed versus temperature allowed determination of the material parameters and this temperature range at which the material undergoes changes from ductile to brittle. The measured change in impact resistance with temperature, the mechanism of fracture, the fracture surface characteristics analyzed using the technique of Scanning Electron Microscopy (SEM) and stereomicroscopy was used as a way to determine the existence of this transition ductile fragile steel. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/267 |
metadata.dc.subject.cnpq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA |
Keywords: | Transição dúctil-frágil Aço naval Resistência de materiais Aço - Metalurgia Aço - Fratura Construção naval |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FEMAT - Faculdade de Engenharia de Materiais |
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