Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/318
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de falha dos parafusos de fixação da base do cavalete de sustentação do mastro de um caminhão perfuratriz |
Autor(es): | COSTA, Adriano Rafael Oliveira |
Primeiro Orientador: | CARVALHO, Márcio Corrêa de |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | COSTA, Adriano Rafael Oliveira. Análise de falha dos parafusos de fixação da base do cavalete de sustentação do mastro de um caminhão perfuratriz. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Engenharia de Materiais, Marabá, 2013. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/318>. Acesso em: |
Resumo: | Apesar de, em muitos casos, passarem despercebidos, sabe-se que os parafusos estão presentes entre os elementos de fixação em, praticamente, todas as estruturas e equipamentos construídos pelo homem. Não somente na mineração, mas na indústria como um todo, são empregadas centenas de parafusos nos mais variados equipamentos e máquinas, uma vez que estes proporcionam uma maior facilidade nos processos de montagem, desmontagem e manutenção dos equipamentos. Enquanto cumprem o seu papel, que é promover a união entre duas peças, os parafusos não chamam a atenção. No entanto, quando falham, podem se tornar a fonte de grandes problemas, podendo atingir proporções catastróficas. A Vale S. A. encaminhou ao Laboratório de Metalografia da Universidade Federal do Pará (LABMETAL – UFPA) oito parafusos fraturados, que estavam instalados em dois mancais de fixação da base do cavalete do mastro de um caminhão perfuratriz, e um parafuso novo, para serem realizadas análises de falha, visando identificar os possíveis motivos da falha, que resultou na queda do mastro sobre a cabine do caminhão, que ocorreu na Mina do Sossego, município de Canaã dos Carajás-PA. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que alguns parafusos estavam fora das especificações de resistência mecânica e que o principal mecanismo causador da falha foi a corrosão por pit. |
Abstract: | Although in many cases go unnoticed, it is known that the bolts are present between the attachment elements in virtually all structures and equipment built by man. Not only in mining, but in the industry as a whole, are employed hundreds of bolts in various machines and equipment, since they provide greater ease in the process of assembly, disassembly and servicing of the equipment. While performing their role, which is to promote the union of two parts, the bolts do not draw attention. However, when they fail, they can become a source of serious problems and may reach catastrophic proportions. The Vale S. A. sent to the Laboratory of Metallography of the Federal University of Pará (LABMETAL - UFPA) eight bolts fractured, which were installed in two bearings mounting the easel base of the mast of a truck drill, and a new bolt, to be performed failure analysis, to identify possible reasons for failure, which resulted in the fall of the mast on the truck's cab, which took place in Mina do Sossego, municipality of Canaã dos Carajás, PA. According to the results, it can be stated that some bolts were out of specification of mechanical strength and that the main mechanism of failure was the cause of pit corrosion. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/318 |
CNPq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA |
Palavras-chave: | Engenharia de Materiais Materiais Resistência de Materiais Análise de Falhas Parafusos Caminhão Perfuratriz |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FEMAT - Faculdade de Engenharia de Materiais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _Análise de falha dos parafusos de fixação | 16,56 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons