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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, Takehiro de Araújo-
dc.date.accessioned2019-05-02T11:16:09Z-
dc.date.available2019-05-02T11:16:09Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMORAES, Takehiro de Araújo. Comparação da produtividade por turnos de trabalho no entreposto ferroviário de Marabá - PA utilizando o Minitab. 2012. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Marabá, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to compare the productivity of the Maraba`s Railroader warehouse shifts in Para - Brazil, which are divided into four rounds daily 6 h and five groups of people who work in rotating shifts. The four workshops are: from 01 to 07 h, from 07 to 13 h, 13 h and the 19 of 19 to 01 h. Groups of people are divided into letters A, B, C, D and E. The benchmark was the amount in tonnes of material moved per shift / letter of employment. The comparison was made using the statistical software MINITAB15 and the methodology used to analyze and classify the results was the analysis of variance (ANOVA), aided by the Tukey`s test. This work was also discussed historical aspects of the work in shifts and the formation of Polo Steel Maraba, its context and its importance deployment over the years for the local economy and society and the Maraba region. The results of this study will provide the parameters for making business decisions and manages the basis for future studies to optimize the production of the Maraba`s Railroader warehouse.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectSistema de turnos de trabalhopt_BR
dc.subjectFerrovias - Produtividade do trabalho - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectMinitab (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectEstatística - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectTeste de Tukeypt_BR
dc.titleComparação da produtividade por turnos de trabalho no entreposto ferroviário de Marabá - PA utilizando o Minitabpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Denilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4026240895415329pt_BR
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho foi realizar a comparação da produtividade dos turnos de trabalho do Entreposto Ferroviário de Marabá – PA, que se dividem em quatro jornadas diárias de 6 h e cinco grupos de pessoas que trabalham em rodízio de turno. As quatro jornadas são: de 01 as 07 h, de 07 as 13 h, de 13 as 19 h e de 19 as 01 h. Os grupos de pessoas são divididos em letras, A, B, C, D e E. O parâmetro de comparação foi a quantidade, em toneladas, de material movimentado por turno / letra de trabalho. A comparação foi feita utilizando o software estatístico MINITAB15 e a metodologia utilizada para analisar e qualificar os resultados foi a Análise de Variância (ANOVA), auxiliada pelo Teste de Tukey. Neste trabalho, abordou-se também aspectos históricos do trabalho em regime de turnos e a formação do Polo Siderúrgico de Marabá, seu contexto de implantação e sua importância ao longo dos anos para a economia local e para a sociedade de Marabá e região. Os resultados do presente trabalho servirão de parâmetros para a tomada de decisões corporativas da Gerencia e de base para estudos futuros de otimização da produção do Entreposto Ferroviário de Marabá.pt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MINApt_BR
Aparece nas coleções:FEMMA - Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente

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