Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Comparação da produtividade por turnos de trabalho no entreposto ferroviário de Marabá - PA utilizando o Minitab |
Autor(es): | MORAES, Takehiro de Araújo |
Primeiro Orientador: | COSTA, Denilson da Silva |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | MORAES, Takehiro de Araújo. Comparação da produtividade por turnos de trabalho no entreposto ferroviário de Marabá - PA utilizando o Minitab. 2012. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Marabá, 2012. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417>. Acesso em: |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho foi realizar a comparação da produtividade dos turnos de trabalho do Entreposto Ferroviário de Marabá – PA, que se dividem em quatro jornadas diárias de 6 h e cinco grupos de pessoas que trabalham em rodízio de turno. As quatro jornadas são: de 01 as 07 h, de 07 as 13 h, de 13 as 19 h e de 19 as 01 h. Os grupos de pessoas são divididos em letras, A, B, C, D e E. O parâmetro de comparação foi a quantidade, em toneladas, de material movimentado por turno / letra de trabalho. A comparação foi feita utilizando o software estatístico MINITAB15 e a metodologia utilizada para analisar e qualificar os resultados foi a Análise de Variância (ANOVA), auxiliada pelo Teste de Tukey. Neste trabalho, abordou-se também aspectos históricos do trabalho em regime de turnos e a formação do Polo Siderúrgico de Marabá, seu contexto de implantação e sua importância ao longo dos anos para a economia local e para a sociedade de Marabá e região. Os resultados do presente trabalho servirão de parâmetros para a tomada de decisões corporativas da Gerencia e de base para estudos futuros de otimização da produção do Entreposto Ferroviário de Marabá. |
Abstract: | The main objective of this study was to compare the productivity of the Maraba`s Railroader warehouse shifts in Para - Brazil, which are divided into four rounds daily 6 h and five groups of people who work in rotating shifts. The four workshops are: from 01 to 07 h, from 07 to 13 h, 13 h and the 19 of 19 to 01 h. Groups of people are divided into letters A, B, C, D and E. The benchmark was the amount in tonnes of material moved per shift / letter of employment. The comparison was made using the statistical software MINITAB15 and the methodology used to analyze and classify the results was the analysis of variance (ANOVA), aided by the Tukey`s test. This work was also discussed historical aspects of the work in shifts and the formation of Polo Steel Maraba, its context and its importance deployment over the years for the local economy and society and the Maraba region. The results of this study will provide the parameters for making business decisions and manages the basis for future studies to optimize the production of the Maraba`s Railroader warehouse. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/417 |
CNPq: | ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MINA |
Palavras-chave: | Sistema de turnos de trabalho Ferrovias - Produtividade do trabalho - Marabá (PA) Minitab (Programa de computador) Estatística - Processamento de dados Teste de Tukey |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FEMMA - Faculdade de Engenharia de Minas e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Comparação da produtividade por turnos.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons