Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, Allana Gândara Caires-
dc.date.accessioned2019-05-10T12:36:03Z-
dc.date.available2019-05-10T12:36:03Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSALES, Allana Gândara Caires. A construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono ano. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectEscritos de adolescentespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1MOREIRA, Tânia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7539932271734598pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Língua Portuguesa no Brasil é alvo de críticas relacionadas a vários problemas e dentre estes o de maior discussão é o ensino de produção textual, ensino este que torna-se cada vez mais desafiador, depois das transformações ocorridas ao longo dos anos. Dessa maneira, o presente estudo debruça-se sobre a análise de produções textuais de uma turma de nono ano, objetivando refletir a respeito do gênero artigo de opinião como prática aplicada e intervencionista de produção textual, abordando também os obstáculos encontrados na produção textual, no que refere ao ensino de gênero, bem como as sequências didáticas apresentadas como um conjunto de atividades escolares que ajudam o aluno a dominar melhor um gênero de texto. O processo de construção dos alunos como autores do seu texto é um objeto de investigação importante deste trabalho, baseado na escrita e reescrita dos textos escolares dos alunos, sujeitos dessa pesquisa. A metodologia ancora-se nos estudos da análise crítica de gênero e como suporte teórico, utilizamos: Dolz & Schneuwly (2004), Geraldi (1997, 2011), Guedes (2009), Motta-Roth (2012), Possenti (2009, 2013) Lima (2012), Moreira (2012) e outros. Assim sendo, essa pesquisa analisa a árdua missão do professor de Língua Portuguesa de ensinar os estudantes a produzirem textos e se tornarem capazes de construir durante o processo de escrita e reescrita as marcas de sua autoria. É necessário que os alunos ultrapassem o que conhecemos como redação escolar e simultaneamente a árdua tarefa de produzirem seus textos com prazer.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_A construção da autoria na escrita.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI