Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • Documents
    • Termo de autoização
  • Feedback
  • Português English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono ano
metadata.dc.creator: SALES, Allana Gândara Caires
metadata.dc.contributor.advisor1: MOREIRA, Tânia Maria
Issue Date: 2017
Citation: SALES, Allana Gândara Caires. A construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono ano. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Língua Portuguesa no Brasil é alvo de críticas relacionadas a vários problemas e dentre estes o de maior discussão é o ensino de produção textual, ensino este que torna-se cada vez mais desafiador, depois das transformações ocorridas ao longo dos anos. Dessa maneira, o presente estudo debruça-se sobre a análise de produções textuais de uma turma de nono ano, objetivando refletir a respeito do gênero artigo de opinião como prática aplicada e intervencionista de produção textual, abordando também os obstáculos encontrados na produção textual, no que refere ao ensino de gênero, bem como as sequências didáticas apresentadas como um conjunto de atividades escolares que ajudam o aluno a dominar melhor um gênero de texto. O processo de construção dos alunos como autores do seu texto é um objeto de investigação importante deste trabalho, baseado na escrita e reescrita dos textos escolares dos alunos, sujeitos dessa pesquisa. A metodologia ancora-se nos estudos da análise crítica de gênero e como suporte teórico, utilizamos: Dolz & Schneuwly (2004), Geraldi (1997, 2011), Guedes (2009), Motta-Roth (2012), Possenti (2009, 2013) Lima (2012), Moreira (2012) e outros. Assim sendo, essa pesquisa analisa a árdua missão do professor de Língua Portuguesa de ensinar os estudantes a produzirem textos e se tornarem capazes de construir durante o processo de escrita e reescrita as marcas de sua autoria. É necessário que os alunos ultrapassem o que conhecemos como redação escolar e simultaneamente a árdua tarefa de produzirem seus textos com prazer.
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494
metadata.dc.subject.cnpq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Keywords: Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Língua portuguesa - Composição e exercícios
Escritos de adolescentes
Prática de ensino
Escrita
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_A construção da autoria na escrita.pdf2,5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI