Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono ano |
metadata.dc.creator: | SALES, Allana Gândara Caires |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MOREIRA, Tânia Maria |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SALES, Allana Gândara Caires. A construção da autoria na escrita e reescrita de artigos de opinião: uma análise das produções textuais de alunos do nono ano. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | O ensino de Língua Portuguesa no Brasil é alvo de críticas relacionadas a vários problemas e dentre estes o de maior discussão é o ensino de produção textual, ensino este que torna-se cada vez mais desafiador, depois das transformações ocorridas ao longo dos anos. Dessa maneira, o presente estudo debruça-se sobre a análise de produções textuais de uma turma de nono ano, objetivando refletir a respeito do gênero artigo de opinião como prática aplicada e intervencionista de produção textual, abordando também os obstáculos encontrados na produção textual, no que refere ao ensino de gênero, bem como as sequências didáticas apresentadas como um conjunto de atividades escolares que ajudam o aluno a dominar melhor um gênero de texto. O processo de construção dos alunos como autores do seu texto é um objeto de investigação importante deste trabalho, baseado na escrita e reescrita dos textos escolares dos alunos, sujeitos dessa pesquisa. A metodologia ancora-se nos estudos da análise crítica de gênero e como suporte teórico, utilizamos: Dolz & Schneuwly (2004), Geraldi (1997, 2011), Guedes (2009), Motta-Roth (2012), Possenti (2009, 2013) Lima (2012), Moreira (2012) e outros. Assim sendo, essa pesquisa analisa a árdua missão do professor de Língua Portuguesa de ensinar os estudantes a produzirem textos e se tornarem capazes de construir durante o processo de escrita e reescrita as marcas de sua autoria. É necessário que os alunos ultrapassem o que conhecemos como redação escolar e simultaneamente a árdua tarefa de produzirem seus textos com prazer. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/494 |
metadata.dc.subject.cnpq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Keywords: | Língua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Língua portuguesa - Composição e exercícios Escritos de adolescentes Prática de ensino Escrita |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A construção da autoria na escrita.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License