Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/497
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A paródia na obra “O fantástico mistério de Feiurinha”: o resgate dos clássicos contos de fadas a partir de uma nova história |
Autor(es): | LIMA, Hellen Christina de Souza |
Primeiro Orientador: | ROMANO, Luís Antônio Contatori |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | LIMA, Hellen Christina de Souza. A paródia na obra “O fantástico mistério de Feiurinha”: o resgate dos clássicos contos de fadas a partir de uma nova história. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/497>. Acesso em: |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar o fenômeno discursivo da Paródia na obra O Fantástico Mistério de Feiurinha (Pedro Bandeira, 1998), uma vez que o autor faz um resgate dos clássicos contos de fada. Em consequência disso, escreve a história de Feiurinha que até então apenas as Princesas Encantadas conheciam; o que remete ao funcionamento da intertextualidade explícita dentro do texto literário. Em suma, esta é uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio das teorias estudadas se procura entender quais os efeitos da paródia no texto O Fantástico Mistério de Feiurinha, bem como, perceber as principais características deste fenômeno, especialmente no texto literário. Para se chegar às conclusões necessárias a este trabalho, faz-se um caminho das origens dos contos de fada, fundamentando-se em Cadermatori (2006), Darnton (1986), Meireles (1979). Também sobre a importância dessas histórias na formação da criança, Corso & Corso (2006), Bettelheim (2002) e, em seguida procura-se definir a paródia, via Cardoso (2003), Gouvêa (2007), Koch (2012), Oliveira (2003), Sant’ Anna (2007). Esta pesquisa visa mostrar a importância da intertextualidade a partir do texto parodístico na obra literária. Neste caso, o autor Pedro Bandeira resgata o conteúdo dos clássicos contos de fada, mas sob uma nova perspectiva, apresentando aos leitores, por exemplo, o que ocorre após os corriqueiros fechos “felizes para sempre”, a partir dos diálogos entre as próprias princesas na obra. Todas as peripécias no enredo funcionam para desvendar o mistério de Feiurinha (a princesa desaparecida) que somente é conhecida após o Escritor redigir sua história. Portanto, busca-se ressaltar a importância de conhecer estes fenômenos textuais para analisar e compreender o desenrolar da narrativa de Bandeira, como também a presença da literatura infanto juvenil na formação da criança. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/497 |
CNPq: | LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil brasileira Paródia Bandeira, Pedro, 1942- Contos de fadas Intertextualidade Crianças - Formação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAEL - Faculdade de estudos da linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A paródia na obra o fantástico.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons