Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Ariana Febronio de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T18:41:09Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T18:41:09Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ariana Febronio de. O ensino de física para surdos na 1ª série do ensino médio: um produto educacional usando LIBRAS como ferramenta para o estudo e assimilacão dos conceitos e aplicacões na área da cinemática escalar. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/565>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/565 | - |
dc.description.abstract | Based on a reflection, starting from the assumption that it is possible to introduce practices that can collaborate with the objective of education and that materialize in the daily life of individuals, through their practices, since the study of Physics should contribute to the learning is close to the formation of citizens capable of participating, contributing and transforming. A result of the concern with the lack of tools that contribute to the teachinglearning process of deaf students, since they are also a considerable part of the school universe. The objective of this work will be to create an Educational Product that will aid in the study and assimilation of concepts and applications in the area of kinematics in Physical Education for deaf students of the 1st grade of High School, chosen the State School Professor Jonathas Pontes Athias, in the municipality of Marabá-Pará, to present the educational product. The research methodology used in the present study was based on Qualitative Epistemology [64], because it allows the researcher to observe the reality in which it is inserted and to position itself critically in a way that can produce meaningful information. The educational product presented satisfactory results, being of great relevance for the science, in particular to the Teaching of Physics and, therefore, to the study of scalar kinematics. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de FÍsica | pt_BR |
dc.subject | Produto educacional em Libras | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.title | O ensino de física para surdos na 1ª série do ensino médio: um produto educacional usando LIBRAS como ferramenta para o estudo e assimilacão dos conceitos e aplicacões na área da cinemática escalar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Fernanda Carla Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4052375344321601 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | SILVA, Francisca Maria Cerqueira da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0432948790044543 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de uma reflexão, onde se parta do pressuposto de que é possível a introdução de práticas que possam colaborar com objetivo da educação e que se concretizem na vida diária dos indivíduos, através de suas práticas, pois o estudo de Física deve contribuir para que o aprendizado esteja junto à formação de cidadãos capazes de participar, contribuir e transformar. Um fruto da preocupação com a carência de ferramentas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, visto que eles também são parte considerável do universo escolar. O objetivo deste trabalho foi confeccionar um Produto Educacional que auxilia no estudo e assimilação dos conceitos e aplicações na área de cinemática no Ensino de Física para alunos surdos da 1ª série do Ensino Médio, este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jonathas Pontes Athias, no município de Marabá- Pará, para apresentação do produto educacional. A metodologia de pesquisa utilizada no presente trabalho baseou-se na Epistemologia Qualitativa [64], por permitir ao pesquisador observar a realidade em que está inserido e se posicionar criticamente de forma que possa produzir informações significativas. O produto educacional apresentou resultados satisfatórios, sendo de grande relevância para a ciência, em especial ao Ensino de Física e, portanto, ao estudo de cinemática escalar. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_O ensino de física para surdos.pdf | 625,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons