Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LIMA, Leidson Charles Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T18:41:29Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T18:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Leidson Charles Garcia. Utilização de experimento confeccionado com materiais de baixo custo como ferramenta metodológica no ensino de física. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567 | - |
dc.description.abstract | We analyze the process of teaching and learning physics in two classes a 2nd year and one of the 3rd year of high school with thirty (30) students. We use qualitative experiments made with inexpensive materials, as a methodological resource for improving school performance. Track which were the previous conceptions of the students on the topics covered in class, then use visual aids to do introduction to the concepts studied. We also use an approach of themes using concept maps, emphasizing the ramifications of the concepts involved, always finishing classes with a summary of what was discussed. We evaluate the learning gain of students for 20 (twenty) classes, for this, we use qualitative questionnaires every two (02) classes. We observed a significant increase in school performance in the class, using data obtained from the evaluation questionnaires and engage students in activities in the classroom. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentaiS | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino Médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de potencial de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação - Métodos experimentais | pt_BR |
dc.title | Utilização de experimento confeccionado com materiais de baixo custo como ferramenta metodológica no ensino de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA, Fernanda Carla Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4052375344321601 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisamos o processo de ensino e aprendizagem de Física em duas turmas uma do 2º ano e outra do 3ª ano do ensino médio com 30 (trinta) alunos. Utilizamos experimentos qualitativos confeccionados com materiais de baixo custo, como recurso metodológico para a melhoria do rendimento escolar. Verificamos quais eram as concepções previas dos alunos sobre os temas abordados em sala de aula, em seguida utilizamos recursos audiovisuais para fazermos introdução aos conceitos estudados. Também utilizamos uma abordagem dos temas através de Mapas Conceituais, dando ênfase nos desdobramentos dos conceitos envolvidos, sempre finalizando as aulas com uma síntese do que foi abordado. Avaliamos o ganho de aprendizado dos alunos, durante 20 (vinte) aulas, para isso, utilizamos questionários qualitativos aplicados a cada 02 (duas) aulas. Observamos um aumento significativo no rendimento escolar da turma, através dos dados obtidos com os questionários de avaliação e do engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Utilização de experimento confeccionado.pdf | 578,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons