Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Utilização de experimento confeccionado com materiais de baixo custo como ferramenta metodológica no ensino de física |
metadata.dc.creator: | LIMA, Leidson Charles Garcia |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | LIMA, Leidson Charles Garcia. Utilização de experimento confeccionado com materiais de baixo custo como ferramenta metodológica no ensino de física. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | Analisamos o processo de ensino e aprendizagem de Física em duas turmas uma do 2º ano e outra do 3ª ano do ensino médio com 30 (trinta) alunos. Utilizamos experimentos qualitativos confeccionados com materiais de baixo custo, como recurso metodológico para a melhoria do rendimento escolar. Verificamos quais eram as concepções previas dos alunos sobre os temas abordados em sala de aula, em seguida utilizamos recursos audiovisuais para fazermos introdução aos conceitos estudados. Também utilizamos uma abordagem dos temas através de Mapas Conceituais, dando ênfase nos desdobramentos dos conceitos envolvidos, sempre finalizando as aulas com uma síntese do que foi abordado. Avaliamos o ganho de aprendizado dos alunos, durante 20 (vinte) aulas, para isso, utilizamos questionários qualitativos aplicados a cada 02 (duas) aulas. Observamos um aumento significativo no rendimento escolar da turma, através dos dados obtidos com os questionários de avaliação e do engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula. |
Abstract: | We analyze the process of teaching and learning physics in two classes a 2nd year and one of the 3rd year of high school with thirty (30) students. We use qualitative experiments made with inexpensive materials, as a methodological resource for improving school performance. Track which were the previous conceptions of the students on the topics covered in class, then use visual aids to do introduction to the concepts studied. We also use an approach of themes using concept maps, emphasizing the ramifications of the concepts involved, always finishing classes with a summary of what was discussed. We evaluate the learning gain of students for 20 (twenty) classes, for this, we use qualitative questionnaires every two (02) classes. We observed a significant increase in school performance in the class, using data obtained from the evaluation questionnaires and engage students in activities in the classroom. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/567 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Keywords: | Atividades experimentaiS Mapas conceituais Física (Ensino Médio) - Estudo e ensino Avaliação de potencial de aprendizagem Educação - Métodos experimentais |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAFIS - Faculdade de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Utilização de experimento confeccionado.pdf | 578,97 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License