Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/572
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A particularidade das questões de física do ENEM edições 2012 e 2013: uma análise crítica |
metadata.dc.creator: | SILVA, Dolglas da Cruz |
metadata.dc.contributor.advisor1: | FERREIRA, Fernanda Carla Lima |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SILVA, Dolglas da Cruz. A particularidade das questões de física do ENEM edições 2012 e 2013: uma análise crítica. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2018. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/572>. Acesso em: |
metadata.dc.description.resumo: | A avaliação é uma ferramenta que permite diagnosticar e analisar os mais diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O ENEM, uma das importantes avaliações dos concluintes da educação básica Brasileira, foi criado 1998 e tem tentado desde sua implementação, assumir uma postura inovadora em relação às avaliações tradicionais de acesso ao ensino superior. Partindo do pressuposto e da importância desse exame de abrangência nacional, o presente trabalho tem por objetivo analisar questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com exclusividade para as questões de Física aplicadas nas edições 2012 e 2013 com vista a identificar possíveis incoerências nas suas elaborações no que concerne a correção conceitual e teórica. A partir dessa análise foram identificadas pelo menos três questões com problemas para resolução por apresentar possíveis erros, sendo verificadas essas inconsistências e realizado a correção das mesmas. Baseando-se nos resultados e na análise, foi possível concluir que as questões de Física se encontram más estruturadas necessitando de uma maior atenção do (MEC/INEP) no quesito de elaboração, que vão desde a contextualização até a qualificação da banca de redatores das mesmas, para que dessa forma elas possa haver uma maior uniformidade em relação as competências, habilidades e conteúdos proposto na matriz de referência em cada edição do exame. |
Abstract: | The Evaluation is a tool to diagnose allows the most and analyzes different aspects stract involved in the teaching and learning process. The ENEM, one of the important evaluations of the graduates of Brazilian basic education, was created in 1998 and has tried since its implementation to take an innovative position in relation to traditional assessments of access to higher education. Based on the assumption and importance of this national scope, the present work aims to analyze issues of Natural Sciences and their Technologies with exclusivity for the issues of Physics applied in the 2012 and 2013 editions in order to identify possible inconsistencies in their elaborations in the Which concerns conceptual and theoretical correction. From this analysis were identified at least three questions with problems to solve for presenting possible errors, being that I pointed out these inconsistencies and made the correction of them. Based on the results and the analysis, it was possible to conclude that the physics questions are more structured, requiring greater attention from the MEC / INEP in the elaboration aspect, ranging from the contextualization to the qualification of the editors' bank So that they may be more uniform in relation the competencies, skills and contents proposed in the reference matrix in each edition of the exam. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/572 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Keywords: | Ensino de Física no Brasil Física no ENEM Avaliação do ENEN |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | FAFIS - Faculdade de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_A particularidade das questões.pdf | 825,86 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License