Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/573
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A dicotomia entre o pretendido e o instituído: o papel do PPC do Curso de Licenciatura Plena em Física da UNIFESSPA Campus Marabá/PA |
Autor(es): | COSTA, Domingos Charles |
Primeiro Orientador: | GRANHEN, Edney Ramos |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | COSTA, Domingos Charles. A dicotomia entre o pretendido e o instituído: o papel do PPC do Curso de Licenciatura Plena em Física da UNIFESSPA Campus Marabá/PA. 2015. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2015. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/573>. Acesso em: |
Resumo: | Estudar a importância da aplicabilidade das ações do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura implica verificar as influências que este documento incide sob a formação profissional do discente e como estão sendo processadas as atividades curriculares tanto pelo corpo docente quanto pela Instituição de Ensino Superior para a efetivação da qualidade do ensino. Partindo desta concepção o presente trabalho de pesquisa abordará a relevância das ações norteadoras definidas pelo PPC para a formação do graduando em licenciatura, em especial no curso de física da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá, devido a carência de profissionais nesta área na região ainda é pouca difundida. A pesquisa visa analisar e refletir a identidade construída do físico-educador sob a ótica do PPC mediante a análise documental, principalmente de Leis, Pareceres e Regulamentações que conduzem às políticas públicas educacionais brasileiras, somado as observações quanti/qualitativas através de questionários e entrevistas ao corpo docente e discente da UNIFESSPA. Por meio dos resultados e discussões obtidos por comparações entre as ações do PPC e análise dos gráficos, empreendeu-se descrever e averiguar a organização e as diretrizes curriculares do curso de licenciatura em física confrontando o que se propõe e o que está sendo instituído em relação à formação acadêmica. O estudo tem caráter preliminar, o intuito é colaborar e cooperar para futuras análises e reflexões que permitam a construção de propostas que efetivem a formação dos futuros físico-educadores. |
Abstract: | Studying the importance of the applicability the actions of the Pedagogical Project of the Licentiate Course (PPC) involves checking the influences this document focuses on the training of the student and like curricular activities are being processed by both the faculty and by the Higher Education Institution for the effectiveness to the quality of education. Based on this idea this research work will address the importance of main actions defined by PPC for the formation of the Licentiate student, especially in the course of Physics South and Southeast Federal University of Pará (UNIFESSPA), Campus Marabá, due to lack of professionals in this area in the region. The research aims to analyze and reflect the identity of the physics teacher from the perspective of PPC analyzing documents that lead to knowledge the Brazilian public educational policies, added observations to professors and students of UNIFESSPA. The results and discussions obtained by comparing the actions of the PPC and analysis of graphs, describe and assess the organization and curriculum physics licentiate course in confronting with it is proposed and is being established. The research is preliminary, the aim is to collaborate and cooperate in future analyzes and reflections that allow the construction of proposals to give effect to the training of future physics teachers. |
URI: | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/573 |
CNPq: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino – Marabá (PA) Universidades e faculdades - Currículos Currículos - Avaliação Formação profissional Currículos – Legislação |
Fonte : | 1 CD-ROM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FAFIS - Faculdade de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_A dicotomia entre o pretendido e o instituído.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons