Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Heber Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-16T13:08:16Z | - |
dc.date.available | 2019-05-16T13:08:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Heber Cruz. Amostra de ciências em escolas de ensino fundamental: uma abordagem voltada para física moderna. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Física, Curso de Licenciatura Plena em Física, Marabá, 2016. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/585>. Acesso em: | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/585 | - |
dc.description.abstract | Somehow, the immediate world surrounding the student is full of objects and phenomena that constantly challenge their understanding and arouse their curiosity. This work reports the construction of a proposal to present some concepts of modern physics to classes in the last year of elementary school. It was decided, having as main base an analysis on the PCN’s for inclusion of topics, on the grounds that these constitute a reference to the transformation of objectives, contents and didactic teaching. Giving a special emphasis on the use of simple experiments and inexpensive as a methodological resource, as these approach the direct experience of some of the underlying principles of modern physics to current technology, and provide a playful character and dynamic presentation. Soon, were possible to observe the perception that students had to relate some of the concepts introduced with common situations of your everyday life, recognizing that science it is applied effectively in their lives. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino Médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Material de baixo custo | pt_BR |
dc.subject | Física Moderna | pt_BR |
dc.title | Amostra de ciências em escolas de ensino fundamental: uma abordagem voltada para física moderna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SILVA, Fábio Alessandro Rolemberg | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5667535411134517 | pt_BR |
dc.description.resumo | De certa forma, o mundo imediato que cerca o aluno está repleto de objetos e fenômenos que constantemente desafiam a sua compreensão e despertam sua curiosidade. Este trabalho relata a construção de uma proposta de se apresentar alguns conceitos de Física Moderna a turmas do último ano de Ensino Fundamental. Optou-se, em ter como base principal uma analise em cima dos PCN’s para inserção dos tópicos, em razão de que estes se constituem em uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino. Dando-se uma ênfase especial ao uso de experimentos simples e de baixo custo como recurso metodológico, visto que estes aproximam a vivência direta de alguns dos princípios subjacentes da Física Moderna à tecnologia atual, e proporcionam um caráter lúdico e dinâmico a apresentação. Logo, foi possível observar a percepção que os alunos tiveram em relacionar alguns dos conceitos apresentados com situações comuns do seu dia a dia, reconhecendo que a ciência esta aplicada de maneira efetiva em suas vidas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAGEO - Faculdade de Geologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Amostra de ciências em escolas.pdf | 931,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons