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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/595
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um estudo das crônicas de viagem: Luz e som de Bombaim, Chartres e A Ilha do Nanja, de Cecília Meireles
metadata.dc.creator: LIMA, Pedro Angelo Conceição de
metadata.dc.contributor.advisor1: ROMANO, Luís Antônio Contatori
Issue Date: 2017
Citation: LIMA, Pedro Angelo Conceição de. Um estudo das crônicas de viagem: Luz e som de Bombaim, Chartres e A Ilha do Nanja, de Cecília Meireles. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/595>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho nasce como proposta de unir dois artigos de Iniciação Científica – PIBIC, intitulados “Cecília Meireles: A cronista artesã” e “A Prosa Poética de Cecília Meireles na Crônica de Viagem: Luz e Som de Bombaim”, que foram desenvolvidos no projeto de pesquisa Literatura de Viagens: Intertextualidade e Interdisciplinaridade nas Crônicas de Cecília Meireles, coordenado pelo Prof. Dr. Luís Antônio Contatori Romano. Apesar de esses artigos terem sido desenvolvidos separadamente, eles se complementam e possuem relações com as temáticas: Prosa, Poesia, Narrativa Oral e Memorialismo. Este trabalho tem como finalidade principal analisar e relacionar crônicas de viagem da escritora carioca Cecília Meireles, a primeira crônica que analisaremos resultou de uma viagem feita ao Oriente em 1953 - mais especificamente à Índia - intitulada “Luz e Som de Bombaim”, na qual atentaremos à poeticidade nela presente. Em seguida estudaremos a crônica “Chartres”, a partir da qual se pretende relacionar, de um ponto de vista histórico, a narrativa oral com o mundo artesanal, pré-capitalista, situando no trabalho artesanal o ambiente propício para a difusão das narrativas orais. Pretende-se também comparar a estrutura da narrativa oral à prática do trabalho artesanal e para isso utilizaremos as ideias de Walter Benjamin apresentadas no ensaio “O Narrador – Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. A partir da leitura da crônica “A Ilha do Nanja”, buscaremos mostrar referências da viagem “memorialista” realizada pela cronista. Cecília Meireles viaja para os Açores, para a Ilha de São Miguel, em Portugal. A ilha do Nanja não existe, é fazer poético. Cecília mergulha nas memórias dos seus antepassados e as transforma em narrativas. A base teórica em que nos apoiaremos é composta por Octávio Paz (1973), Walter Benjamin (1987), Alfredo Bosi (2001), Davi Arrigucci Júnior (1987), Margarida Maia Gouveia (2001).
Abstract: The following work rises as a proposal to join two Scientific Initiation – PIBIC articles, entitled “Cecília Meireles: A cronista artesã” and “A Prosa Poética de Cecilia Meireles na Crônica de Viagem: Luz e Som de Bombaim”, which were developed in the research project Literatura de Viagens: Intertextualidade e Interdisciplinaridade nas Crônicas de Cecília Meireles, coordinated by Prof. Dr. Luís Antônio Contatori Romano. Although these articles have been developed separately, they complement each other and are related to the themes: Prose, Poetry, Oral Narrative and Memorialism. This work has as main purpose to analyze and relate the carioca writer Cecília Meireles’ travel chronicles, the first chronicle that we’ll analyze resulted from a trip to the East in 1953 – more specifically to India – entitled “Luz e Som de Bombaim”, in which we’ll stick to the poetricity in it. Afterward we’ll study the chronicle “Chartres”, in which it’s intended to relate, from a historical point of view, the oral narrative with the craft world, precapitalist, locating in the craft work, an favorable environment to the oral narratives diffusion, as also comparing the oral narrative structure to the handmade work practice and for that we’ll use Walter Benjamin’s ideas observed in the essay “O Narrador – Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. Besides, from the reading of the chronicle “A Ilha do Nanja”, we’re seeking to show references of the “memorialist” trip made by the chronicler. Cecília Meireles travels to the Azores, to the São Miguel Island, in Portugal. The Nanja Island doesn’t exist, it’s a poetic license. Cecilia immerses into her ancestors' memories and transforms them into narratives. The theoretical basis that we’ll support is composed by Octávio Paz (1973), Walter Benjamin (1987), Alfredo Bosi (2001), Davi Arrigucci Júnior (1987), Margarida Maia Gouveia (2001).
URI: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/595
metadata.dc.subject.cnpq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Keywords: Literatura brasileira
Crônicas brasileiras
Meireles, Cecília, 1901-1964
Viagens na literatura
Memória na literatura
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

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