Skip navigation
Brasil
Serviços
  • Participe
  • Acesso à informação
  • Legislação
  • Canais
  • Acessível em Libras
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Autores
    • Título
    • Assunto
  • Documentos
    • Termo de autoização
  • Contato
  • Português English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, Andréia da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-20T12:58:13Z-
dc.date.available2019-05-20T12:58:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFREITAS, Andréia da Silva. Presença da literatura afro-brasileira e africana infanto-juvenil nas bibliotecas escolares de Marabá-PA. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Linguística, Letras e Artes, Faculdade de Estudos da Linguagem, Curso de Licenciatura Plena em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, Marabá, 2017. Disponível em:<http://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596>. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesspa.edu.br/handle/123456789/596-
dc.description.abstractThis work discuss about the presence of African and Afro-brasilian Literature inside the school libraries in Marabá, state of Pará. The research was conducted at two public schools, a municipal, Jhonathas Athias, and a state school, Rio Tocantins –CAIC, and one, private, Colégio Monte Castelo. After verifying the three libraries’ collection, we selected works wich deal with the themes on African and Afro-brasilian history and culture, intending a short analysis wich could reveal how this literature can contribute to the education of children and young, specially related to ethnicity, African and Afro-brasilian history and culture, embased at the law 10.639/03, turned to 11.645/08, which points to the LDB the inclusion of African and Afro-Brasilian History and Culture inside the curriculum, giving emphasis to the role of literature as a way to perform the humanization of the little citizens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil africanapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil brasileirapt_BR
dc.subjectBibliotecas escolares – Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectBrasil. [Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008]pt_BR
dc.titlePresença da literatura afro-brasileira e africana infanto-juvenil nas bibliotecas escolares de Marabá-PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Thiago Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7135696127764372pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discorre a respeito da presença da Literatura Afro-brasileira e Africana Infanto-Juvenil nas bibliotecas escolares do Município de Marabá, estado do Pará. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Rede Pública de Ensino, uma municipal, Jhonathas Pontes Athias, e outra estadual, Rio Tocantins- CAIC, e uma da rede privada de ensino, o Colégio Monte Castelo. Após verificar o acervo das escolas, foram selecionados livros que explanam a respeito dos Afro-Brasileiros e Africanos, no intento de, por meio de uma breve análise, indicar como essa literatura pode contribuir para a educação do público infanto-juvenil no contexto escolar e na vida social da criança, com relação às diferenças étnico-raciais, história e cultura africana e afro-brasileira, tendo por base a lei 10.639/03, alterada para lei 11.645/08, que confere à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira a inclusão do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo das escolas, apresentando a relevância quanto à importância de trabalhar esse ensino por meio da literatura na dimensão humanizadora para a formação dos pequenos cidadãos.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:FAEL - Faculdade de estudos da linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Presença da literatura afro-brasileira.pdf625,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Logo Unifesspa Logo SIBI